Foto Assessoria
Um encontro organizado nesta semana pela administração municipal de Francisco Beltrão, no Espaço da Arte, abordou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A organização foi da secretaria municipal de Assistência Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Na abertura da programação o prefeito Cleber Fontana enalteceu a estrutura e o trabalho que é realizado pela equipe da prefeitura. “Realizamos um grande investimento na qualidade de vida e na proteção de nossos idosos. Temos uma equipe que realiza o trabalho humanizado. Quem construiu o nosso município merece o nosso respeito e nossa atenção”, disse o prefeito. Também prestigiaram a programação o vereador José Carlos Kniphoff, presidente da Câmara, e as vereadoras Elenir Maciel e Maria de Lourdes Pazzini, dentre outras lideranças.
O psicólogo Cleverson Rio Branco, coordenador CREAS, lembra que a data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Enfatiza que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil existem 30 milhões de pessoas idosas, segundo dados do IBGE (Censo 2017).
As projeções apontam que dentro 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 30% da população. Segundo as projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.
O evento desta semana teve apoio da Unioeste, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e os demais equipamentos de atendimentos da Política de Assistência Social. O foco foi na temática do cuidado, visando conscientizar a população de que cuidar das pessoas idosas é uma das formas de não violência.
Foram realizadas palestras com as médicas Joana Perotta Titon, que falou sobre “Envelhecimento Saudável” e Josiane da Silva Nunes, que abordou o tema “Cuidado e Atenção Especial com a Pessoa Idosa”.
Os organizadores reuniram um grande número de adolescentes com a meta de preparar as novas gerações com informações e recursos educacionais de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável aos idosos.
Também foram orientados a denunciar as situações em que os idosos são expostos a violência. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 165, que é o canal municipal de atendimento, ou pelos números do CREAS, 3524-2331 ou 3524-8154.
Assessoria
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
Na tarde desta sexta-feira (9), uma colisão frontal entre dois veículos vitimou fatalmente um homem…
This website uses cookies.