Pandemia do novo coronavírus

Educação se reinventa e mantém atividades em Francisco Beltrão

Devido a pandemia de coronavírus muitos setores tiveram que se reinventar para manter as suas atividades. Um deles é o da educação. As aulas presenciais estão suspensas na rede municipal de Francisco Beltrão desde o dia 23 de março. Porém, no início de abril a secretaria municipal de Educação reuniu diretores e coordenadores das escolas para tratar da manutenção das atividades, mesmo sem a presença das crianças nas escolas. A parceria também envolve as famílias, que tem papel fundamental nesse processo de aprendizado dos filhos. 

Por meio das redes sociais foi possível aproximar a escola das famílias. Foram criados grupos de WhatsApp para uma constante comunicação e repasse de conteúdos. Também estão sendo utilizados o facebook, e-mail e materiais impressos. Acontecem vídeo aulas, contação de histórias e diversas outras atividades. “É uma trajetória nova que estamos construindo. O aspecto mais importante desse processo reside na manutenção do vínculo dos alunos com as atividades escolares. A participação das direções, coordenações e professores tem sido fundamental, além do envolvimento decisivo das famílias dos nossos alunos”, avalia a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva. 

O registro de frequência dos alunos está atrelado à devolução das atividades encaminhadas pelas escolas. Por isso os responsáveis tem um importante papel para a continuidade das ações escolares. Mariah explica que tudo está sendo feito para que nenhum aluno tenha o seu percurso e progressão prejudicados. Porém, somente a partir do retorno das aulas presenciais será possível avaliar e implementar a recuperação e avanços na aprendizagem.   

As atividades não presenciais também contemplam alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e o Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar (CEMAEM), que atende crianças com deficiência e transtorno global do desenvolvimento. Terapeuta e psicóloga estão realizando visitas domiciliares para orientações e a entrega de materiais. No caso das crianças das creches, os familiares compartilham momentos do cotidiano, visto que a rotina do CMEI assemelha-se com a que a criança tem em casa.

Sobre o retorno das aulas presenciais, a secretária não arrisca falar em datas. “A administração municipal está tratando deste assunto com muita sensibilidade, considerando todas as recomendações e protocolos, mas principalmente focando na preservação da saúde e da vida”, diz Mariah. Ela relata que o município tem autonomia neste sentido, mas a decisão da Secretaria Estadual de Educação será um espelho, não só para Beltrão, mas para todos os municípios do Paraná.

Assessoria PMFB

Solange Maciel

Matéria recentes

Dezessete pessoas sãopresas em megaoperação contra o tráfico de drogas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate…

24 minutos atrás

Debetran e Polícia Militar passam a compartilhar monitoramento por câmeras

O sistema de monitoramento de câmeras do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), agora passa a…

3 horas atrás

Homem condenado por contrabando e corrupção de menores é preso pela PM

Uma equipe da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão abordou na tarde desta sexta-feira…

3 horas atrás

Donos de clínica de reabilitação são presos suspeitos de matarem ex-paciente

AEN - A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um casal, proprietário de uma clínica…

3 horas atrás

Corpo em decomposição é encontrado na zona rural de Ampére

Uma pessoa que passava por uma estrada vicinal na noite de quinta-feira (10) entre a…

4 horas atrás

Formas de como o feijão ajuda a prevenir doenças cardíacas

Descubra como o feijão pode proteger seu coração com fibras, potássio e antioxidantes. Veja os…

4 horas atrás

This website uses cookies.