Paraná

Educação orienta pais a levarem alunos para aulas; professores faltantes terão desconto em folha

AEN – A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) informou nesta quarta-feira (29) que faltas de professores e funcionários da Educação a partir de segunda-feira (3) terão desconto em folha de pagamento. Diretores e chefes de núcleo foram orientados a encaminhar os dados para o gabinete da pasta. Qualquer paralisação compromete gravemente o cronograma de estudos e, consequentemente, o rendimento dos alunos.

A orientação aos pais é que encaminhem os filhos à escola normalmente, pois as aulas continuam conforme o calendário escolar. Os diretores precisam garantir o funcionamento das escolas e a entrada de estudantes, servidores e terceirizados. Se os terceirizados forem impedidos de trabalhar, o pagamento do dia não trabalhado não será descontado da empresa terceirizada, que deve comunicar à Secretaria, mas ficará sob a responsabilidade do diretor. 

Publicidade

O programa Parceiro da Escola, apontado como motivo da greve, foi concebido justamente para apoiar os diretores. Como o nome informa, ele prevê uma parceria. Ele tem o objetivo de permitir que os diretores se dediquem apenas às atividades pedagógicas para promover um aprendizado ainda maior dos estudantes da rede. O projeto de lei que está em análise na Assembleia Legislativa também propõe um modelo democrático com consulta de pais, estudantes, professores e diretores antes da efetivação.

O programa não atinge escolas indígenas, aquelas em comunidades quilombolas e em ilhas ou as cívico-militares. Segundo as regras, o parceiro contratado deverá utilizar os Sistemas Estaduais de Registro Escolar, ficando a cargo da Secretaria de Estado da Educação a expedição de normativas para o uso. O parceiro contratado também poderá utilizar as plataformas digitais disponibilizadas pela Seed para aplicação de seu plano de trabalho.

Uma pesquisa realizada com pais e responsáveis de alunos matriculados nas duas escolas participantes do projeto-piloto mostra que mais de 90% deles aprovam o programa. Os benefícios vão do aumento da frequência escolar à inexistência de aulas vagas. 

PP News

Matéria recentes

Condutor de automóvel morre ao colidir com caminhão na PR-483

Um grave acidente envolvendo um automóvel e um caminhão resultou em uma morte por volta…

9 horas atrás

PM prende cinco mulheres que estavam levando droga para os maridos na penitenciária

Neste domingo (15) por volta de 16h a equipe Bravo da1ª Cia do 21º BPM…

11 horas atrás

Dois feridos em colisão entre carro e moto na PR-182

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo (15), na rodovia PR-182, no…

12 horas atrás

Lula empataria com Bolsonaro e Tarcísio em 2º turno aponta pesquisa

Um aumento do índice de rejeição de Lula faz com que ele agora empate tecnicamente…

12 horas atrás

Condutor perde o controle de carro, invade residência e deixa o local antes da chegada da PM

O condutor de um veículo perdeu o controle da direção e invadiu uma residência na…

12 horas atrás

Bombeiro morre após ser picado por aranha-marrom

Um bombeiro comunitário de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, morreu após ser picado…

14 horas atrás

This website uses cookies.