Foto: Assessoria
Nesta terça-feira (26) a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Educação, implantou de forma oficial Programa Braille Bricks Brasil, através de parceria com as Fundações Dorina e Lego, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social, por meio do curso de formação para educadores. O lançamento foi realizado no auditório do Ecomuseu Jorge Baleiro de Lacerda.
O programa auxilia crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille de maneira divertida e lúdica, usando as peças Lego customizadas para o Sistema. Profissionais da educação serão multiplicadores dos princípios pedagógicos e das metodologias utilizadas. De acordo com a secretária Mariah Ivonete Silva, mais de 40 professores da rede municipal estarão envolvidos diretamente com o programa. “Através desta parceria estamos viabilizando este programa sem qualquer custo para o município, além do avanço que teremos na qualidade do ensino para este público”, enfatiza a secretária.
Lançado mundialmente em 2019, o programa tem como objetivo a formação de profissionais da educação na perspectiva da Educação Inclusiva, de modo que estes sejam multiplicadores dos princípios pedagógicos e das metodologias utilizadas. Outro objetivo é o de promover o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva durante o processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual de 4 a 10 anos.
Serão desenvolvidas atividades relacionadas a conhecimentos sobre: inclusão; reflexão sobre o papel do educador na inclusão; abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS); alfabetização e letramento de crianças com deficiência visual (Língua Portuguesa e Matemática); práticas pedagógicas com o uso do recurso LEGO Braille Bricks; conhecimentos Básicos de Braille; histórico e importância do Sistema Braille; entre outros.
Metas a serem desenvolvidas em 36 meses
Meta 1: Formar profissionais da educação (professores ou gestores) que atuam com estudantes com deficiência visual da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I na perspectiva da Educação Inclusiva, com ênfase no Programa Braille Bricks Brasil, de modo que sejam multiplicadores dos seus princípios pedagógicos e das metodologias utilizadas.
Meta 2: Contribuir para o letramento e a alfabetização dos estudantes com deficiência visual, matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, por meio do recurso LBB e tornar o Sistema Braille uma ferramenta manipulável mais acessível para estas crianças.
Meta 3: Colaborar para o desenvolvimento de metodologias aplicáveis ao processo de ensino e aprendizagem, de modo que crianças matriculadas no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino, com e sem deficiência visual, possam se alfabetizar juntas e de forma lúdica.
(Assessoria)
A colisão foi registrada na madrugada deste domingo (11) por volta de 00h15 no semáforo…
Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
This website uses cookies.