Geral
Foto: PPnews

Praticamente todo o Sul do Brasil terá condições para pancadas de chuva neste domingo (7) de eleições 2018. Novas áreas de instabilidade vão crescer sobre a Região e chuva retorna em forma de temporais por diversas áreas do Paraná e no interior de Santa Catarina. O tempo fica mais instável na comparação com o sábado, podendo chover já no período da manhã. A chuva mais intensa é esperada para o interior do Paraná, mas Curitiba também pode ter chuva forte.

Início da semana de muita chuva no Sul

Os meteorologistas alertam para um aumento da chuva na Região Sul no início da semana. As áreas de instabilidade que já começam a crescer no domingo, vão ganhar um reforço de uma nova frente fria na segunda-feira (8).

“Serão vários fatores meteorológicos, como uma mudança na circulação dos ventos nos níveis médios da atmosfera, a presença de um sistema de baixa pressão no Paraguai e uma frente fria, que vão contribuir para formação de nuvens carregadas e potencializar a chuva no início da semana”, explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

Toda a parte oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul deve se preparar para chuva forte e volumosa, com raios e intensas rajadas de vento. O risco de temporais é maior no oeste dos estados, mas as outras áreas da Região Sul também poderão ter chuva forte, inclusive as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Os modelos meteorológicos apontam 150 mm para áreas do centro-oeste do Paraná e pelo menos 50 mm em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, até meados da semana que vem.

Os agricultores do Rio Grande do Sul que estão com excesso de umidade no solo devem se preparar para chuva frequente a partir da segunda-feira.

Fonte Climatempo