Foto: Divulgação Assessoria
Tradicionalistas, autoridades e a comissão organizadora da 17ª Semana Farroupilha da Integração de Francisco Beltrão participaram na manhã desta segunda-feira (28), no Espaço da Arte, da solenidade de lançamento do evento, da programação artística e gastronômica. Todos os shows são gratuitos para o público.
O evento tradicionalista será de 20 a 24 de setembro, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, com a coordenação da prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, com apoio dos CTGs Herdeiros da Tradição, Rancho Crioulo e Recordando os Pagos, grupos tradicionalistas do município, Sesc e Fecomércio.
Nesta edição o coordenador é Valdir Ribeiro, Vice-patrão do CTG Recordando os Pagos e o Patrono é Vilmar Mazzetto, diretor do Departamento de Cultura. A Semana Farroupilha de Beltrão vem crescendo a cada edição e hoje é considerada uma das maiores do Sul do Brasil.
“Sempre proporcionamos shows de excelente qualidade, boa gastronomia, uma ótima estrutura para os tradicionalistas e a gratuidade em toda a programação artística. Temos atraído um grande público e certamente o sucesso vai se repetir em 2023”, disse o vice-prefeito Antonio Pedron em seu pronunciamento.
Compuseram a frente de honra as seguintes autoridades e coordenadores:
Vice-prefeito Antonio Pedron; vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara), Oberdan Saretta, Quintino Girardi, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; Embaixador Honorário e Consul Honorário do Rio Grande do Sul, Elóis Felício Rodrigues; coordenador da 17ª Semana Farroupilha da Integração e Vice-patrão do CTG Recordando os Pagos, Valdir Ribeiro; diretor do Departamento de Cultura e Patrono do evento, Vilmar Mazzetto; Gerente Executiva do Sesc, Denise Trindade; Vice-patroa do MTG do Paraná, Delcir Scolari; Diretora cultural da 9ª Região Tradicionalista do MTG do Paraná, Diogenes Reolon; Patrão do CTG Herdeiros da Tradição e 1º Peão Biriva da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Amarildo Petry; Patrão do CTG Rancho Crioulo, Alceu Tombini; e a Patroa do CTG Recordando os Pagos, Lusiane Biondo.
Confira a programação:
Dia 20/09 – Quarta-feira
19h00: Chegada da Chama Crioula e a solenidade de abertura
20h00: Jantar – costelão de chão
21h00 – Show com Carlos Magrão
Dia 21/09 – Quinta-feira
20h00: Jantar – macarrão, galeto, fortaia e polenta
21h00: Show com Lorenzo Borella de Souza
22h00: Show com Trio 3 Tentos
23h00: Show com O Gaiteiro do Paraná
Dia 22/09 – Sexta-feira
20h00: Jantar – porco no tacho, mandioca, arroz e saladas
21h00: Show com Elton Saldanha
22h00: Fandango com Império da Vanera
Dia 23/09 – Sábado
08h00: Cavalgada saindo do Parque Alvorada até o Parque de Exposições
12h00: Feijoada
15h00: Matinê com Josias e Samuel
20h00: Jantar – vaca atolada
21h00: Show com Joca Martins
22h00: Fandango com Trio do Sul
Dia 24/09 – Domingo
08h00: Café campeiro
10h00: Missa Crioula
12h00: Almoço – costelão de chão
15h00: Matinê com Paulo Merísio e O Gaiteiro do Paraná
A origem da Semana Farroupilha
Todos os anos, no mês de setembro, no Rio Grande do Sul, em centenas de cidades brasileiras e até fora do Brasil, acontece a comemoração da Semana Farroupilha. O objetivo é cultuar e valorizar a Revolução Farroupilha, que foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos revolucionários brasileiros.
Por meio desta revolução o Rio Grande do Sul se levantou contra o Império do Brasil, reivindicando mais atenção e apoio às necessidades básicas da Província. Também é um momento em que se divulgam os símbolos do Tradicionalismo Gaúcho e do Estado do Rio Grande do Sul, enfatizando seus usos e costumes.
Em Francisco Beltrão há muitos anos se comemora a Semana Farroupilha, uma tradição que veio dos pioneiros oriundos do Rio Grande do Sul, que colonizaram e desenvolveram o Sudoeste do Paraná. Há mais de 40 os pioneiros já se reuniam em acampamento montado na praça central de Beltrão para comemorar a Semana Farroupilha.
Em 2004, já com a existência de dois CTGs, o Recordando os Pagos e o Herdeiros da Tradição, aconteceu a 1ª Semana Farroupilha da Integração, realizada no Parque de Exposições, contando com o apoio da prefeitura. Posteriormente surgiu o 3º CTG, o Rancho Crioulo, que se integrou na programação. Em alguns anos a atividade não foi realizada. Por isso são 19 anos desde a 1ª edição e em 2023 acontecerá a 17ª Edição.
(Assessoria)
AEN - Uma chuva de meteoros está atravessando o espaço e terá seu ápice em…
Uma criança de 3 anos foi esfaqueada pelo próprio pai na manhã desta segunda-feira (21) …
O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Meurer, comunicam com pesar…
Uma mulher procurou a sede da Polícia Militar de Pato Branco no início da tarde…
Vagas em negrito não necessitam de experiência, mas podem exigir outros critérios como escolaridade, CNH,…
Um engavetamento (colisão traseira) envolveu três automóveis na manhã desta segunda-feira (21), na rodovia BR-277,…
This website uses cookies.