Foto: Divulgação/Assessoria
Em 15 de Junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
A violência ao idoso não é um fato isolado, mas um reflexo da violência na sociedade como um todo. Os idosos são pessoas que, geralmente, tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, abandono, negligência e exploração financeira são as denúncias mais comuns. A violência, muitas vezes, vem de quem deveria cuidar dos idosos.
Em Francisco Beltrão, a Secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social) tem uma atuação específica à idosos com algum grau de dependência que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos tais como: situação de violência, seja ela negligência, abandono, violência física, psicológica, exploração financeira, dentre outros.
A equipe técnica conta com um profissional de Serviço Social e uma de Psicologia, que atendem diariamente essas situações. Os profissionais responsáveis por atender essa demanda destacam que a falta de compreensão por parte dos familiares para com as condições especificas dos idosos acabam gerando conflitos que levam a diversas formas de violação de direitos.
Analisando os casos atendidos no Creas, de um modo geral, pode-se destacar que o principal tipo de violência contra idosos é a negligencia, que se caracteriza como a omissão ou negação em fornecer os atendimentos básicos que os mesmos necessitam. Diante desta violência predominante, os profissionais têm observado através das intervenções junto às famílias que, o que se necessita nos relacionamentos familiares é mais Amor, Carinho, Atenção e Compreensão, sentimentos essenciais em todos os momentos da vida e em especial quando se trata de idosos.
Qualquer situação de suspeita de violência contra pessoas idosas podem ser denunciadas através dos seguintes canais de denúncia: Disque 100, Disque Denúncia 181(Estadual) ou Disque Idoso 165 (Municipal).
(Assessoria de Imprensa)
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 19ª SDP de Francisco Beltrão, prendeu…
Manter estilo e conforto nos pés é essencial para qualquer pessoa que preze pela sua…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido após colidir com um caminhão na tarde desta…
O vereador Marcos Folador está em Brasília nesta semana participando do Encontro de Lideranças Municipalistas…
O mais recente boletim epidemiológico da dengue divulgado pela equipe de Vigilância em Saúde de…
Um idoso de 65 anos, identificado como Waldemar morreu no hospital em Pato Branco nesta…
This website uses cookies.