Geral
Deputado estadual Reichembach – Foto assessoria

Da Assessoria – O deputado estadual Reichembach utilizou a sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 28, para se pronunciar sobre assuntos importantes para o Paraná, dentre eles a parceria do estado para a produção e distribuição de vacinas contra o coronavírus.

Reichembach se diz otimista. “O Brasil já tem 4 acordos internacionais para a elaboração de uma vacina, e dois deles foram feitos aqui no Paraná, isso nos mostra que a solução para a pandemia está cada vez mais próxima”, afirma. O Ministério da Saúde tem feito parceria com a Universidade de Oxford, o Governo de São Paulo com a China, e o Paraná, além da China, tem buscado acordos para fabricar e distribuir a vacina desenvolvida pela Rússia.

Outro assunto tratado por Reichembach durante o pronunciamento foi o projeto de lei 442/2020, proposto por ele e subscrito por mais nove deputados, que propõe a obrigatoriedade dos novos loteamentos e condomínios urbanos do estado disporem de infraestrutura para ligação à rede coletora de esgoto.

Um ponto citado pelo deputado é o crescimento das cidades, que muitas vezes ocorre sem este acompanhamento sanitário. “Da maneira que os empreendimentos estão sendo feitos, muitas vezes sem a estrutura sanitária, faz com que a administração pública não consiga dar conta de gerar este acesso à rede de coleta de esgoto, e gera prejuízo a todos”, ressalta Reichembach.

De acordo com a Sanepar, 72% dos paranaenses têm acesso à rede de coleta de esgoto, acima da média nacional que é de 52%.