Francisco Beltrão
Fotos Assessoria Deppen

Na quarta-feira (29), foi realizada cerimônia de Formatura do DEPPEN (Departamento de Polícia Penal do Paraná) dos 29 policiais penais que fizeram o primeiro CTOPP (curso de transição em operações para a Polícia Penal) na Sede da OAB de Francisco Beltrão.

Os 29 policiais penais se prepararam por 14 dias, com aulas teóricas e práticas, nos períodos da manhã, tarde e noite, ocorridas no Parque de Exposições, Clube de Tiro Magnum, Sede do 21° BPM e na Escola Antônio Lucio Duarte Filho (APAE) além de complementar a carga horária com ensino a distância na plataforma da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário – ESPEN Online.

O curso leva em consideração a nova carreira regulamentada pelo Estado do Paraná através da criação do Departamento de Polícia Penal vinculado à Secretaria de Segurança Pública, sendo esta capacitação uma ação decorrente da transformação do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN) em Departamento de Polícia Penal (DEPPEN), ampliando o poder de fiscalização do grupo operacional.

O curso de transição em operações de polícia penal tem uma carga horária de 260 horas, sendo 140 do módulo operacional presencial com treinamentos com todos os armamentos e técnicas práticas de um policial penal, e mais 120 de atividade na plataforma de educação a distância da ESPEN.

Para essa ação em Francisco Beltrão, foram mobilizados vários instrutores do próprio DEPPEN, titulares de todo o Estado, que atendem cerca de 20 disciplinas do módulo operacional, ligados à segurança interna das unidades prisionais, segurança externa (controle de acesso e portarias e também muralhas), escolta, cultura de planejamento e avaliação de atividades, gestão da Administração prisional, além de tópicos sobre desenvolvimento humano e saúde do trabalhador.

Participaram da cerimônia os 29 formandos e seus familiares, representantes do DEPPEN, ESPEN, Gestores das Cadeias Públicas da Região Sudoeste, representantes da Polícia Civil e Polícia Militar, o presidente da OAB e por videoconferência direto de Curitiba o Diretor Geral do DEPPEN Dr Francisco Caricatti.

Marcos Andrade coordenador regional do DEPPEN, demonstrou muita alegria e satisfação por esta turma formada tendo convicção que em breve todos os policiais penais lotados no Sudoeste estarão capacitados e qualificados, onde quem ganha não é apenas a o Sistema Penitenciário e sim toda a comunidade.

Imagens Assessoria Deppen