Regional
Foto: Paraná Portal

A governadora Cida Borghetti confirmou nesta terça-feira (22), durante a quarta reunião de integração das forças de segurança do Paraná, a contratação de 1.156 novos profissionais para atuar como agentes de cadeia pública. O edital para a abertura do processo seletivo simplificado (PSS) já está publicado no Diário Oficial.

O processo vai selecionar 982 homens e 174 mulheres. Os agentes de cadeia pública são responsáveis, principalmente, por orientar, vigiar, fiscalizar, revistar e conduzir os detentos em unidades penais e cadeias públicas, apreendendo objetos suspeitos ou não permitidos.

Do total de vagas, 221 são para a região de Curitiba e as demais serão divididas entre unidades do interior – Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão.

As inscrições para o processo seletivo de profissionais para o sistema penitenciário são gratuitas e acontecem entre os dias 4 e 12 de junho pelos sites da Secretária de Segurança Pública (www.sesp.pr.gov.br) e do Departamento Penitenciário Estadual (www.depen.pr.gov.br).

A previsão de início dos trabalhos na função é a partir de 21 de julho. O salário é de R$ 3.024,16 e a seleção é válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o regime de plantão dos profissionais é de 12 horas x 36 horas, com duas folgas mensais.

O processo seletivo consistirá em uma prova de títulos referentes à escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço. Podem se inscrever para a vaga homens e mulheres maiores de 18 anos e com ensino médio completo.

“A apresentação de títulos se refere a cursos em qualquer área de formação de segurança e de vigilância. Também conta na pontuação a experiência dentro de delegacias de polícia ou em presídios”, explicou o secretário especial de Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel.

*Para os 42 municípios que compreendem a região de Francisco Beltrão serão 38 vagas, sendo 32 para homens e 6 para mulheres.

(Sesp PR)