Geral

Defesa Civil já emitiu 399 avisos meteorológicos

O Centro Estadual de Gerenciamento de Risco de Desastres (Ceged), órgão da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, já emitiu 399 avisos de eventos meteorológicos por SMS neste ano. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (6) no I Seminário Paranaense de Avaliação dos Avisos Meteorológicos e Alertas de Desastres, que acontece no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Os avisos meteorológicos são enviados para quem cadastrou o seu CEP no número 40199. O serviço é gratuito e está disponível para os 399 municípios paranaenses, ajudando a população a não ser pega de surpresa em casos de eventos climáticos severos.

Publicidade

Junto aos disparos de SMS, o Ceged também envia alertas de risco de desastres às coordenadorias regionais e às unidades municipais de Defesa Civil, além de alertar diretamente a população que vive nas áreas de atenção monitoradas no Estado.

AVALIAÇÃO – A efetividade desses serviços, que se baseiam nas informações repassadas por instituições como o Simepar e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), foi avaliada no seminário. O evento é promovido pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) e conta com a participação de gestores da Defesa Civil de vários estados brasileiros.

A proposta é que as entidades nacionais e estaduais que trabalham com o tema discutam a qualidade dos avisos meteorológicos e os alertas de desastres. “O Paraná tem se destacado pela disponibilização dessas informações, mas os técnicos precisam sempre melhorar a qualidade desse processo”, disse o diretor do Ceped, major Eduardo Gomes Pinheiro. “Este evento procura avaliar o impacto e assertividade desses alertas para que o sistema seja cada vez mais aprimorado”, afirmou.

Para o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, major Antonio Hiller, o principal desafio hoje é ampliar o alcance dos avisos meteorológicos, que está disponível para toda a população. “O objetivo é melhorar a proteção das pessoas, para que a população seja avisada com antecedência sobre os eventos meteorológicos severos ou a possibilidade de desastres”, disse. “Com isso, é possível mobilizar as estruturas de Defesa Civil para que haja tempo para desenvolver ações que diminuam os danos advindos desses desastres”, acrescentou.

CADASTRO – Para receber essas informações é necessário cadastrar o CEP da residência ou de outros locais de interesse. É só enviar, sem custo, uma mensagem de SMS com o CEP para o número 40199. Qualquer dúvida é só acessar a página da Defesa Civil (www.defesacivil.pr.gov.br), que disponibiliza todas as informações para o cadastro.

(Agência Estadual de Notícias)

Solange Maciel

Matéria recentes

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

7 horas atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

8 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

9 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

10 horas atrás

Vereadores solicitam laboratórios de exames na UPA e no Centro de Saúde da Cidade Norte

A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…

11 horas atrás

Primos morrem em grave acidente na BR-282

Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…

11 horas atrás

This website uses cookies.