Foto: Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, neste sábado (14), a passagem de um tornado em municípios do Sul de Santa Catarina na sexta-feira (13). Estragos incluem destelhamentos, quedas de árvores, danos em ginásio e tombamento de um caminhão.
De acordo com nota da Defesa Civil, o radar meteorológico de Lontras verificou velocidades de 100 km/h na região onde o fenômeno foi registrado. O valor, no entanto, pode ter sido maior.
É preciso que a nuvem funil toque o solo para que seja considerada um tornado. E foi isso a investigação do órgão, que usou radares meteorológicos, constatou entre Jaguaruna e Sangão.
O tornado esteve associado a uma ‘supercélula’, nuvem de tempestade severa que se desloca em rotação. No Sul do estado, ela causou estragos como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. Um caminhão também tombou com a força do vento em Sangão.
O Radar Meteorológico de Lontras, no Vale do Itajaí, registrou precipitação acima de 120 mm/h nas duas cidades. Nesses municípios, a média de chuva para todo o mês de janeiro é de até 130 milímetros, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. Fonte G1 SC
O Grupo Inocêncio e a família Freitas comunicam com pesar o falecimento de Alexsandro Rodrigues…
O homem de 25 anos, que foi morto a facadas na noite de sábado (22),…
Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na tarde deste domingo (23), no trecho da…
Durante patrulhamento de rotina na Cidade Norte, por volta das 16h20 deste domingo (23), a…
O Grupo Inocêncio e a família Marostica comunicam o falecimento do senhor, Umberto Marostica, 87…
O Grupo Inocêncio e a família Perão comunicam com pesar o falecimento da senhora, Maria…
This website uses cookies.