Tempo
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na terça-feira (14), que um tornado passou pelo município de Guatambu, no Oeste catarinense, durante a tempestade desta segunda-feira (13). A ocorrência, segundo o órgão, foi identificada com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil e as imagens de radar e satélite analisadas.

O fenômeno ocorreu por volta das 23h e destelhou casas e quebrou árvores. Segundo o órgão, os relatos dos moradores que tiveram suas casas destruídas também serviram de base para confirmar a ocorrência.

A Defesa Civil classificou o fenômeno como sendo uma supercélula, com características tornádicas. O evento foi captado pelo Radar Meteorológico de Chapecó.

O temporal registrado entre a noite de segunda-feira (13) e madrugada desta terça-feira (14) também provocaram estragos em algumas cidades do Oeste de Santa Catarina.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve destelhamentos, queda de árvores e obstrução de ruas. As rajadas de vento passaram dos 90 km/h, segundo o monitoramento virtual da Epagri/Ciram.

As informações são do G1 SC