Francisco Beltrão

Debetran instala faixas de retenção para motociclistas

Foto Divulgação

A Administração Municipal de Francisco Beltrão, através do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), iniciou a implantação de faixas de retenção exclusivas para motociclistas. A iniciativa visa proporcionar maior segurança e atende uma sugestão da vereadora Fran Schmitz, apresentada na Câmara por meio de Requerimento. Também é uma das ações da campanha direcionada à segurança dos motociclistas que o órgão municipal de trânsito realiza neste mês, em parceria com a Polícia Militar.

De acordo com Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Debetran, a instalação das faixas em cruzamentos com semáforos  justifica-se devido ao aumento da frota de motos no município. Francisco Beltrão tem 12.702 motos registradas no Detran, sendo que a frota veicular total é de 60.413. Os dados são de maio de 2018. A faixa pretende evitar que os motociclistas permaneçam entre os veículos, tornando-os mais visíveis no trânsito, minimizando os riscos de acidentes. Outro fator refere-se ao momento de arrancada na abertura do semáforo, que é realizada de maneira mais rápida de moto se comparada a outros tipos de transporte.

A pintura está sendo feita em caráter experimental em dois cruzamentos da área central. Um deles é na esquina da rua Curitiba com a avenida Julio Assis Cavalheiro e o outro na esquina das ruas Curitiba e São Paulo. A definição do local se deu devido ao fato da área ser monitorada por câmeras de segurança, que permitirão uma avaliação da conduta adotada pelos motociclistas em relação a faixa. Estas vias também possuem sentido único, facilitando a implantação.

Missa do Motociclista

Além das ações educativas já em andamento, no dia 5 de agosto, um domingo, será celebrada a Missa do Motociclista na Concatedral Nossa Senhora da Glória, às 09h30. A concentração das motos será no Calçadão. Após a Missa será realizado o moto passeio, seguindo até o Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Na sequência tem almoço de confraternização no centro de eventos. Os convites estão sendo comercializados a R$ 12,00.

(Assessoria PMFB)

Compartilhe: