Homicídio em Francisco Beltrão - Foto Lucas Maciel
No último dia 04 de junho de 2020, a Secretaria de Segurança Pública (SESP) divulgou o relatório estatístico relativo ao primeiro trimestre deste ano, apresentando números positivos quanto à redução da criminalidade em nosso Estado, com especial relevo para a grande diminuição do número de roubos (subtração de bens mediante violência ou grave ameaça), sendo que a região de Francisco Beltrão apresentou melhora exponencial neste quesito.
Conforme o “Relatório Estatístico Crimina l”, houve uma redução de 11,4% dos roubos em todo o Estado durante o primeiro trimestre deste ano quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Com efeito, enquanto no ano passado foram registradas 12.531 ocorrências de roubo, neste ano o número caiu para 11.091. Tal redução significa 1.440 roubos a menos no Paraná, resultando redução média de 15 por dia em todo Estado.
Neste cenário, a Área Integrada de Segurança Pública de Francisco Beltrão (a qual atende ao todo 26 municípios do sudoeste) apresentou números expressivos, sendo a segunda região do Estado com maior redução do citado delito patrimonial, atrás apenas da região de Laranjeiras do Sul.
Com efeito, enquanto a média de redução estadual foi de 11,4%, o índice de roubos em Francisco Beltrão caiu 27,4%. As estatísticas apresentadas indicam que, no primeiro trimestre de 2019, foram registrados 62 roubos em nossa região, enquanto – no mesmo período deste ano – o número caiu para 45.
Não bastasse, as quedas nos números de roubos foram constatadas em todas as modalidades existentes para tal crime. Neste trimestre, roubos a estabelecimentos comerciais tiveram redução de 10%; roubos em ambiente público como ruas e avenidas caíram 16%; roubos a residência caíram 38,8% e roubos de veículos tiveram a impressionante redução de 77,7%. Em números absolutos, por exemplo, constatou-se o roubo de apenas quatro veículos na região de Francisco Beltrão no primeiro trimestre de 2020.
“Os números apresentados são expressivos. Mostram à população que o trabalho integrado que realizamos envolvendo todos os órgãos de Segurança Pública como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica está sendo bastante frutífero. Ainda podemos avançar mais e contamos com a população para isso, inclusive com denúncias anônimas e outros meios que nos auxiliem a prevenir e solucionar a maior quantidade de crimes possíveis. A sociedade beltronense pode estar certa que nunca faltarão empenho e dedicação por parte dos órgãos de Segurança Pública, pois todos nós temos um ideal em comum: tornar a nossa região um local ainda mais acolhedor e seguro”, declarou o Delegado Chefe da 19ª Subdivisão Policial Ricardo Moraes Faria dos Santos.
A melhoria na Segurança Pública não fica limitada aos roubos. Os números positivos foram vistos nos mais diversos ramos.
Exemplificativamente, vale destacar também a grande redução ocorrida quanto aos furtos de veículos, mitigada em 24,05%, diminuindo de 79 carros furtados no primeiro trimestre do ano passado para 60 automóveis neste trimestre. Em se tratando de furtos a residências, da análise do comparativo, verifica-se redução de 17,49%.
Outros números bastante expressivos correspondem à diminuição no percentual de 15% nos crimes contra a dignidade sexual e de 10,96% nos crimes contra a Administração Pública.
Inclusive, nos crimes contra a pessoa (categoria que envolve diversos delitos como homicídio, lesão corporal, ameaça, injúria, entre outros) houve redução de 7,47% quando da análise dos números globais.
Sobre os números apresentados, expôs o Secretário da Segurança Pública Coronel Romulo Marinho Soares: “Estamos desenvolvendo constantemente atividades de combate à criminalidade nas regiões, de forma ostensiva e preventiva, além de um maior enfoque nas investigações para combater grupos criminosos”. E prosseguiu: “a intenção é sempre prestar o melhor serviço possível e assim ajudar a transformar o Paraná em um lugar melhor para se morar”.
Assessoria 19ª SDP
Delegado_Ricardo_Moraes_08_06_2020-10_46.mp4 (~13 MB)Show options
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.