Curso de Reciclagem do Detran para Condutores Infratores tem apenas cinco vagas disponíveis em Francisco Beltrão

Curso de Reciclagem do Detran para Condutores Infratores tem apenas cinco vagas disponíveis em Francisco Beltrão

Curso de Reciclagem do Detran para Condutores Infratores tem apenas cinco vagas disponíveis em Francisco Beltrão

Foto: Detran

Motoristas que precisam realizar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores devem ficar atentos: restam apenas cinco vagas para a próxima turma, que será realizada na Ciretran de Francisco Beltrão, com início no dia 7 de agosto de 2026.

O curso é destinado aos condutores que precisam cumprir a determinação prevista na legislação de trânsito para recuperar o direito de dirigir. A formação vai além da simples atualização das normas, buscando estimular a reflexão sobre comportamentos no trânsito e incentivar atitudes mais responsáveis, seguras e conscientes.

Curso foi fortalecido após ampliação da carga horária

Com a publicação da Resolução Contran nº 1.020, o Curso de Reciclagem passou de 30 para 45 horas de duração, possibilitando um aprofundamento maior dos conteúdos e das atividades desenvolvidas em sala de aula.

A mudança também impulsionou investimentos na preparação dos instrutores do Detran-PR, que passaram por capacitações voltadas ao aperfeiçoamento das metodologias de ensino. O resultado é um curso mais dinâmico, participativo e humanizado, no qual o aluno é incentivado a refletir sobre sua conduta e sobre a importância das escolhas feitas diariamente no trânsito.

Durante a formação, são abordados temas como legislação de trânsito, sinalização viária, normas de circulação, direção defensiva, primeiros socorros e cidadania, sempre com foco na preservação da vida e na construção de um trânsito mais seguro.

Qualidade do curso surpreende participantes

Segundo o instrutor Alexandre Henrique Felippe, um dos aspectos que mais chamam a atenção é o retorno recebido dos próprios alunos ao final do curso.

“É muito comum ouvirmos dos participantes que eles iniciaram o curso acreditando que seria apenas uma obrigação para recuperar o direito de dirigir, mas terminam dizendo que ficaram positivamente impressionados com a qualidade das aulas, com a forma como os conteúdos são apresentados e, principalmente, com as reflexões proporcionadas ao longo dos encontros”, afirma.

De acordo com Alexandre, esse tipo de comentário demonstra que a proposta do curso vai além do cumprimento de uma exigência legal.

“Com frequência, os alunos relatam que não esperavam encontrar um curso tão bem estruturado, dinâmico e acolhedor. Muitos afirmam que saem das aulas com uma visão diferente sobre o trânsito e sobre a responsabilidade que cada condutor tem na preservação da vida. Esse retorno é extremamente gratificante para quem trabalha com educação para o trânsito”, destaca.

O instrutor ressalta ainda que a ampliação da carga horária permitiu desenvolver as aulas com maior profundidade, criando espaço para debates, estudos de casos e atividades que favorecem a participação dos alunos e a mudança de comportamento.

Últimas vagas

Devido à grande procura, restam apenas cinco vagas para a turma com início previsto para o dia 7 de agosto de 2026, na Ciretran de Francisco Beltrão.

Os interessados devem procurar a unidade o quanto antes para realizar a inscrição e garantir a participação.

Mais do que atender a uma exigência prevista na legislação, o Curso de Reciclagem representa uma oportunidade de rever atitudes, atualizar conhecimentos e retornar ao trânsito com uma nova percepção sobre segurança, convivência e responsabilidade.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Rolar para cima