Cresol recebe reconhecimentos como agente financeiro do BNDES

19 de maio de 2025

Foto: Divulgação

Cooperativa se destacou nas categorias de apoio a micro e pequenos negócios, mulheres empreendedoras e linhas agropecuárias

Sistema Cresol participou, na quinta-feira, 15, do Reconhecimento para Agentes Financeiros Destaque 2024, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em São Paulo (SP). A cooperativa se destacou em três categorias: Apoio a micro e pequenos negóciosMulheres empreendedoras e Linhas agropecuárias

O superintendente da Área de Operações e Canais Digitais do BNDES, Marcelo Porteiro, comentou que mais de 60 instituições financeiras operaram com o banco em 2024 e o crédito chegou a 4.500 municípios de todo o Brasil. “O BNDES valoriza a parceria e por isso faz eventos de destaque do que construímos juntos ao longo de um ano”, disse Marcelo. 

Parceria histórica

Em 2024, a parceria entre Cresol e BNDES completou 25 anos e somou mais de 1 milhão de contratos aprovados e mais de R$ 33,5 bilhões em recursos liberados. Somente de janeiro a dezembro do último ano, foram 117 mil contratos e R$ 7,6 bilhões em recursos repassados aos cooperados da Cresol.

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, afirmou que os reconhecimentos se somam às comemorações de 30 anos do Sistema Cresol e refletem a materialidade da parceria. “Quando estamos em um evento desta magnitude, demonstramos a materialidade de uma parceria sólida. Portanto, nos cabe agradecer e parabenizar a cada um, cada uma que ajudou a construir as ações que nos levaram a receber esses prêmios. Esta premiação fortalece ainda mais nossa relação histórica com este parceiro estratégico que é o BNDES”.

Também estiveram presentes na premiação o diretor administrativo da Cresol Confederação, Jonas Klein; e o vice-presidente da Cresol Central Brasil, Nilclesio Gabiatti, que ressaltou: “O BNDES é fundamental para levarmos o desenvolvimento para as famílias e cumprirmos nosso papel enquanto cooperativa de crédito”.

Pulverização do crédito

Na categoria “Mulheres empreendedoras”, duas centrais da Cresol foram reconhecidas. “Acima de tudo, é um reconhecimento do trabalho que a gente faz com a comunidade, especialmente um trabalho com as mulheres, que vêm crescendo muito tanto no campo como na cidade. Elas têm tomado cada vez mais a sua posição como líderes, como grandes empresárias, e a Cresol é parceira nesse momento, consegue utilizar o crédito do BNDES para fazer o desenvolvimento das nossas cooperadas”, destacou Carlos Cupercini, presidente da Central Cresol Sicoper.

Já o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, enfatizou a continuidade da parceria: “O crédito do BNDES impulsiona o que nós motivamos as nossas agências a fazerem, que é trabalhar o empoderamento, a industrialização, a agregação de valores. E nós queremos continuar aproveitando os recursos disponíveis, pulverizar e atender o maior número de pessoas possível”.

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 1 milhão de cooperados e 952 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Publicado por

Desenvolvido por BW2 Tecnologia