Economia
Sede da Cresol Pioneira, em Dois Vizinhos/PR – Foto Assessoria

Cooperativa comemora conquista e crescimento em 25 anos

A Cresol Pioneira, primeira cooperativa do Sistema, fundada em 24 de junho de 1995 em Dois Vizinhos/PR, está entre as 100 maiores cooperativas de crédito do Brasil, segundo indicadores do Banco Central do Brasil.

Hoje a cooperativa administra, aproximadamente, R$ 654 milhões de ativos e conta com mais de 13 mil cooperados em uma atuação em 13 municípios paranaenses. Com a diversificação do seu portfólio de soluções financeiras, entre 2018 e 2019, a cooperativa ampliou em 234% o número de cooperados pessoa jurídica.

“Os resultados de 2019 confirmam a solidez financeira da Cresol Pioneira. Seus números refletem as inúmeras parcerias com pessoas físicas e jurídicas. Com ótimas perspectivas, estamos acelerando o processo de expansão, inclusive com abertura de uma nova agência ainda em 2020. Outro fator relevante é proporcionar um aumento de 9,2% em ofertas de emprego, atingindo 136 colaboradores, ou seja, estamos contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento econômico local”, disse Edemar Vodzicki, diretor superintendente da Cresol Pioneira.

Seguindo a tendência de crescimento das demais instituições financeiras cooperativas, a Cresol Pioneira passou por processos de incorporação das agências do Noroeste do Paraná, de Nova Esperança do Sudoeste, Verê, Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra, que estão situadas no Sudoeste do Paraná.

“São os desafios e oportunidades que a Pioneira não deixou passar que facilitaram a busca de recursos junto ao BNDES para fazer grandes investimentos, além de reduzir gastos e gerar melhor alinhamento nos setores de trabalho”, finaliza Edemar.

Adriano Michelon, superintendente da Central Cresol Baser e vice-presidente da Cresol Confederação, também comenta o crescimento. “Estamos celebrando os 25 anos de um Sistema que iniciou pequeno e que agora cresce cerca de 25% ao ano. Isso significa que as cooperativas de crédito são muito mais do que um modelo de negócios, elas têm o compromisso de estar próxima de quem precisa, e a Cresol cada vez mais fortalece o relacionamento com o cooperado, diferenciando-se no mercado”, destaca.

Hoje o Sistema Cresol está presente em 17 estados brasileiros e atende mais de 553 mil cooperados em 560 agências de relacionamento. 

(Assessoria de imprensa Cresol)