Geral
Foto Assessoria

Assessoria – No último mês de junho, colaboradores da Cresol participaram da missão técnica que compreende o projeto Educação Cooperativa para Inclusão Financeira de Jovens e Mulheres em Cooperativas de Crédito do Peru.

O projeto é executado por Infocos AA, e faz parte do Programa FO4LA de FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) e Agricord (rede de agri-agências formada por organizações não governamentais de cooperação), sendo financiado pela União Europeia e implementado em quatro países: Brasil, Bolívia, Peru e Paraguai.

Iniciado em agosto de 2021, e com previsão de execução até abril de 2023, o projeto “Educação Cooperativa para a Inclusão Financeira” possui foco em ações de inclusão financeira, desenvolvimento de produtos financeiros para o setor do café, fortalecimento do score creditício e assistência técnica por meio de educadores financeiros. Além disso, compreende a educação e governa cooperativa, fortalecendo programas como o Rota do Conhecimento, Projeto de Jovens e Mulheres e demais ações de capacitação.

A comitiva técnica da Cresol participou da missão para auxiliar em pontos estratégicos do projeto, relacionados a governança, fluxo do crédito e a comunicação. O apoio foi solicitado pela cooperativa de crédito Los Andes, com sede em Abancay, e atendido pelos colaboradores da Cresol, Rafael N. Lambrecht, do Ciclo de Crédito, Karoline R. Link, da área de Comunicação e Relacionamento, Felipe J. Alessio e Luiza M. Rodrigues, da Infocos Agri-agência, Helem C. Baldissera, do Cresol Instituto. O vice-presidente da Cresol, Luiz Levi Tomacheski, também participou das atividades, compartilhando experiências de inclusão financeira da Cresol no Foro internacional de Financiamento para o Setor Produtivo, organizado pela Coopac Los Andes, e atendido por mais de 20 organizações produtivas e de crédito do Peru.

“A Cresol, no início das suas atividades, teve muito apoio de instituições que contribuíram para fortalecimento da cooperativa. Hoje, é muito gratificante poder fazer o mesmo por outras instituições e levar o cooperativismo para novos lugares”, destacou o vice-presidente da Cresol.

A colaboradora Karoline Ribeiro Link que atua na área de marketing na Cresol, falou sobre a missão e destacou a importância dessa intercooperação.

“Uma experiência única na qual nós colaboradores da Cresol podemos levar para cooperativas que estão começando cases de sucessos que tivemos e acompanhamos no decorrer da história da Cresol, e o mais encantador é perceber como isso traz o brilho no olhar de diretores e colaboradores do quadro da cooperativa. Creio que foi muito produtivo esses dias tanto para eles quanto para nós que podemos nos enxergar quando estávamos no começo de nossa caminhada, e se olharmos para trás, conseguimos ver o quanto crescemos e evoluímos, e é isso que levamos e deixamos para eles, a vontade de ser cada vez mais grande”.

Sobre o Programa

Os projetos de cooperação internacional desenvolvidos pelo Infocos AA e Cresol estão vinculados a uma estratégia maior de fortalecimento e aproximação do movimento das cooperativas de crédito da América Latina como uma opção viável de sistema financeiro, fortalecendo a capacidade da cooperativa em oferecer serviços de qualidade para seus sócios, garantindo que mais pessoas estejam integrando a cooperativa e fazendo parte do movimento que gera desenvolvimento para as comunidades e propriedades rurais.

De acordo com o supervisor do Infocos Agri-agência, José Vandresen, já estão sendo alinhadas as ações para o segundo semestre do ano. “Agora o foco vai ser voltado à parte de formação de delegados, conselheiros, de equipes técnicas, para melhor execução de suas funções dentro da cooperativa e também na formação de mulheres e jovens para ocuparem espaços dentro da instituição”, disse.

Nos próximos meses o Infocos AA segue com agendas em cooperativas no Brasil, Uruguai, Equador e Peru.