Foto Assessoria
A Cooperativa Financeira, que já conta com projetos fixos, deve promover mais de 700 ações gratuitas sobre o tema nas regiões onde atua
Prevista para acontecer entre os dias 15 e 21 de maio, a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (SENEF) dará continuidade ao assunto da edição de 2022, mantendo como tema central a “Resiliência Financeira”. Realizada desde 2014, a iniciativa tem o objetivo de promover ações gratuitas que colaborem para a disseminação e o aumento da educação financeira para crianças, jovens e adultos.
A Cresol é uma das instituições que apoiam e participam da campanha. Para esta edição, a Cooperativa Financeira deve promover mais de 700 ações gratuitas sobre o tema nas regiões onde atua. Como apoio, a instituição desenvolveu um guia de orientações e sugestões para que cada uma de suas agências escolha a melhor forma de trabalhar e disseminar a educação financeira entre os cooperados, parceiros e comunidade em geral. Palestras, testes de perfil financeiro, simulador financeiro, disponibilização de materiais impressos e online, rodas de conversa e workshops são algumas das atividades previstas para acontecerem ao longo desta semana.
A Cresol tem em seu DNA o compromisso em trabalhar a educação financeira e o cooperativismo com a sociedade e, por isso, além de fazer parte de campanhas como a SENEF, conta com projetos fixos e constantemente promove iniciativas relacionadas ao tema.
O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, reforça a importância e a necessidade de inserir a educação financeira no dia a dia. “Quando falamos em educação financeira, para muitas pessoas pode parecer algo complexo e que só é necessário para quem dispõe de um grande patrimônio ou é empresário, por exemplo. Mas, na verdade, é algo que deve ser pensado e praticado por toda e qualquer pessoa. A nossa relação com o dinheiro ainda é um “tabu” para muitas pessoas porque, na maioria das vezes, não conseguimos estabelecer um relacionamento saudável. Planejar, organizar, definir nossas prioridades e, por consequência, conseguir poupar é algo que todos podem praticar. E a Cresol, por atuar em um modelo cooperativista, tem esse compromisso. Pois, mais do que ser uma instituição financeira, nosso objetivo é ajudar a promover a educação da sociedade em relação a esse assunto”.
A Cresol desenvolve, como uma de suas estratégias sistêmicas, diversos projetos educacionais que contam com parcerias de secretarias de Educação e escolas, para envolver crianças, jovens e seus familiares. Os projetos trabalham temas como cooperação, educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo e liderança. O objetivo é levar essas temáticas para o espaço escolar e contribuir para um modelo de sociedade no qual as pessoas possam compreender ainda mais sobre o papel da cooperação, uso adequado do dinheiro, consumo consciente e a relevância do planejamento financeiro, tendo como base o comportamento ético e sustentável. Durante a SENEF, as ações relacionadas a esses projetos também são intensificadas.
Diversas atividades acontecerão de forma simultânea durante a semana, que nesta 10ª edição reforça o tema “Resiliência Financeira”. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a resiliência financeira está relacionada com a disponibilidade de recursos adequados e a capacidade de utilizá-los da melhor forma, para enfrentar situações que envolvam um choque financeiro negativo. Trazendo para a prática, existem diversas maneiras de se prevenir de um impacto financeiro e o planejamento é, sem dúvida, uma das principais vias.
Entre os temas e diretrizes que norteiam a campanha serão abordados tópicos que falam sobre: a importância das escolhas conscientes; dicas de como se planejar financeiramente, organizar seu orçamento e criar reservas financeiras, sejam elas emergenciais, para projetos futuros ou aposentadoria; qual é o seu perfil de investidor; entre outros.
Assessoria
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.