Paraná

Corpo de Bombeiros salva jovem vítima de afogamento

AEN – Na tarde desta quinta-feira (2), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou o resgate de um jovem de 18 anos que se afogou nas proximidades do Posto de Guarda-Vidas no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná. A operação contou com o empenho de 15 guarda-vidas, além de recursos como a moto aquática e aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). 

Ao receber o chamado, a equipe de guarda-vidas deslocou-se rapidamente ao local. Uma outra pessoa que estava em perigo conseguiu sair da água por conta própria e relatou que um jovem havia desaparecido no mar. 

Publicidade

Em uma busca que durou 10 minutos, os bombeiros localizaram o jovem submerso. Após a retirada da vítima da água, iniciaram-se os procedimentos de reanimação, que se estenderam por 27 minutos. 

As manobras restabeleceram o ritmo cardíaco do rapaz, que foi transportado por aeronave ao Hospital Regional do Litoral, onde segue em atendimento. A vítima, residente de Curitiba, estava no Litoral com familiares para celebrar a virada do ano e seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira (2).

“Para garantir a segurança dos veranistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça importância de respeitar a sinalização das bandeiras nas praias e procurar sempre locais próximos a Postos de Guarda-Vidas”, ressalta a capitã Tamires Silva Pereira, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

BANDEIRAS – O CBMPR também atua com uso de bandeiras que são colocadas em locais estratégicos para indicar as condições do mar para banho no dia. A bandeira, dividida em duas cores (vermelha e amarela), representa as áreas com monitoramentos de salva-vidas, demarcando os lugares mais apropriados para a população. A bandeira preta indica áreas sem postos de guarda-vidas e a bandeira duplo vermelha aponta espaços interditados devido às chuvas muito fortes, incidência de raios, entre outros fatores de risco à segurança.

Além disso, existe também a bandeira verde que significa área segura, própria para os banhistas e nadadores; a amarela, que indica atenção, área que está liberada para banho, mas que exige um maior cuidado; e a vermelha, que aponta perigo, área inapropriada para nadar, geralmente colocada na frente de lugares impróprios para a população, com buracos ou correntes de retorno.

POSTOS – O Litoral do Estado teve um aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas ativos nesta temporada do Verão Maior Paraná. Alguns dos principais pontos utilizados pelos banhistas já contam com monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná desde setembro e, desde 14 de dezembro, o efetivo integral atua na região, distribuído em 100 locais de banho, além das ações de monitoramento itinerantes.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

PP News

Matéria recentes

Carro recém-comprado se envolve em acidente na BR-163

Um acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira (13), na BR-163, próximo à entrada da…

5 horas atrás

ROTAM localiza veículo com registro de furto sem as rodas e bateria

A equipe ROTAM em patrulhamento na noite desta sexta-feira (13) na cidade de Francisco Beltrão,…

5 horas atrás

Polícia faz mega operação contra criminalidade em todo o estado

O Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, coordena a deflagração da…

6 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Valmor Albino Sganzerla

O Grupo Inocêncio juntamente com a família Sganzerla comunicam com pesar o falecimento do senhor,…

9 horas atrás

Motociclista morre em acidente envolvendo dois caminhões

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (13), na Linha Santa…

11 horas atrás

Acusado de matar idoso é condenado a mais de 14 anos de prisão

Em julgamento realizado no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão nesta sexta-feira (13),…

11 horas atrás

This website uses cookies.