Geral

Contribuinte que está no 3º lote do IR 2018 recebe hoje restituição

O crédito bancário para mais de 2,8 milhões de contribuintes, contemplados no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2018, será feito hoje (15). A consulta foi aberta no último dia 8. O lote inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Neste lote, o valor das restituições chega a R$ 3,6 bilhões. Desse total, R$ 342,9 milhões são destinados a contribuintes com prioridade: 5.493 idosos acima de 80 anos, 43.345 entre 60 e 79 anos, 7.913 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 77.492 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Publicidade

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativos para tablets e smartphones para consulta à declaração e à situação cadastral no CPF. Com eles, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da declaração do IR.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte Agência Brasil

Solange Maciel

Matéria recentes

Homem é morto com golpe de faca após briga

Um crime de homicídio foi registrado no início da noite deste domingo (11) na Rua…

53 minutos atrás

Identificado homem que morreu após grave acidente entre carro e caminhão

O homem que morreu após um grave acidente de trânsito na manhã deste domingo (11), na…

1 hora atrás

Policial militar morre em acidente entre carro e moto

Uma policial militar morreu na noite de sábado (10) após um acidente entre a moto…

4 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves após carro sair da pista e bater em árvore

Um homem de 27 anos ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito na noite…

4 horas atrás

Carro com placas de Marmeleiro se envolve em grave acidente e condutor morre

Um homem morreu na manhã deste domingo (11) após um grave acidente de trânsito na…

6 horas atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador para o dia 12 de maio

Vagas em negrito não necessitam de experiência, mas podem exigir outros critérios como escolaridade, CNH,…

6 horas atrás

This website uses cookies.