Francisco Beltrão
Foto Gleysson Dimenor

Na quinta-feira (17) participaram do Programa Plantão Policial na Rádio Educadora a Psicóloga Valéria Botton e assistentes sociais Camila Faria e Pamela dos Santos Costa, que prestam atendimento na PEFB e no DEPPEN. O assunto principal foi a execução da pena dos apenados que cumprem pena no sistema carcerário de Francisco Beltrão.

Confira um resumo do que foi debatido no programa.

O Conselho da Comunidade é um órgão que auxilia a Execução Penal com o objetivo de reduzir os danos da condenação criminal.

O trabalho que a equipe do Conselho da Comunidade da Comarca de Francisco Beltrão realiza dentro das unidades penais da cidade é visando o retorno do preso para a sociedade, assim como é assegurado no artigo 10 da Lei de Execuções Penais, com orientações e como forma de prevenir que novos crimes e as reincidências criminais venham acontecer.      

Diante disso a equipe de Serviço Social realiza o trabalho com os familiares dos presos, com o fortalecimento de vínculos, visitas domiciliares, atendimento social aos sentenciados que cumprem prisão domiciliar, assim como o atendimento aos demais que estão cumprindo alguma medida dentro da execução penal.

Vale ressaltar que a equipe juntamente com a psicóloga do Conselho, realizam visitas institucionais com a rede socioassistencial, com a rede de atendimento em um contexto geral da cidade com o objetivo de se criar novas parcerias para que assim  os resultados dos nossos trabalhos tenham ainda mais eficácia.

O Assistente Social dentro das unidades penais é de extrema importância, levando em consideração que o Serviço Social é uma profissão que intervém no conjunto das expressões da questão social, ou seja dentro do sistema prisional nos deparamos com diversas dessas expressões, sendo a fome, pobreza as desigualdades sociais que precisam ser atendidas, principalmente quando se está ligada ao crime e o(a) Assistente Social diante de seus conhecimentos e habilidades é um profissional capacitado para atender essas demandas.

No que tange a atuação da Psicologia no sistema prisional, esta tem sua atuação pautada na garantia de direitos humanos, pensando na autonomia do sujeito atendido e buscando sempre a efetivação do que está previsto na Lei de Execução Penal.

A psicologia no Conselho da Comunidade da Comarca de Francisco Beltrão realiza atendimentos individuais e grupais com as pessoas privadas de liberdade com o intuito de compreender e elaborar os acontecimentos da vivência do sujeito.

A psicologia no sistema prisional se faz muito importante, pois tem a oportunidade de atuar em um local onde as condições de direitos são muitas vezes negligenciadas e esse sujeito, em sua maioria, têm sua saúde mental prejudicada. 

O Conselho da Comunidade é formado pela comunidade, sendo assim, é importante que a comunidade nos conheça e que nossas alianças com a sociedade civil sejam reforçadas para uma melhor execução da pena.

Se você se interessou pelo tema e deseja conhecer mais sobre o Conselho da Comunidade da Comarca de Francisco Beltrão, ele está localizado no Shopping Aquarius, Centro, sala 05, entre em contato pelo telefone (46) 988321783 ou e-mail: conselhodacomunidadefb@gmail.com

Participe das nossas reuniões mensais, elas ocorrem todas as primeiras segundas-feiras do mês às 17h na sede do Conselho da Comunidade.