Clima
Foto PP News

O verão 2021/2022 teve início em 21/12/2021 e termina em 20/03/2022. 

O fenômeno La Niña continua influenciando o Clima no Brasil em março. O oceano Atlântico na costa do Sudeste e do Sul já se aqueceu, o que inibe a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul. 

No Sul, a primeira quinzena de março será mais quente. Isso porque os primeiros dez dias do mês devem ter o predomínio de dias de temperatura acima da média e alguns de forte a intenso calor no Sul do Brasil. Entre a segunda e a terceira semana do mês ingressaria uma massa de ar frio que traria sequência de dias de marcas mais amenas e agradáveis, inclusive com frio à noite em diferentes cidades, especialmente de Serra.

Confira os destaques do clima em março de 2022, para cada Região do país:

Região Sul

A tendência de dias com pouca chuva se mantém em março. Episódios de calor intenso ainda podem ocorrer e também alguns eventos de frio, com possibilidade de geada na região serrana de Santa Catarina, mas sem risco para a agricultura.

Região Sudeste

Não há expectativa de formação de outra Zona de Convergência do Atlântico Sul. Mas com a grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo e muitas podem ser fortes.

Atenção para eventos de chuva volumosa no leste da Região, que inclui toda a faixa litorânea, o leste de SP e a Grande SP, todo o estado do RJ, todo o ES e áreas da Zona da Mata mineira e Vale do Rio Doce. Lembrando que todas estas áreas já estão com histórico de solo encharcado devido à chuva volumosa de dezembro até agora.

Região Centro-Oeste

Março será com sol, calor e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite sobre quase todo o Centro-Oeste. Mas o clima seco e quente ainda vai predominar em MS. O nortão de MT terá chuva volumosa, por causa da influência de áreas de instabilidade que avançam do Norte do Brasil para a região.

Região Nordeste

Março é um mês de muita chuva sobre o norte do Nordeste, mas este ano a temperatura do Atlântico, na costa norte da região, não estará favorável para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Assim, vai faltar chuva para o norte da Região, onde estão MA , PI, CE, RN e PB.

Região Norte

De forma geral, toda a Região continua tendo pancadas de chuva regulares, principalmente à tarde e à noite, e muitas podem ser fortes. A ZCIT vai atuar com mais força sobre o norte da Região Norte neste mês de março. Isto vai fazer com que os estados do AP, RR, o norte do PA e do  AM tenham mais chuva do que o normal.

Fonte Climatempo e Metsul