Presente diariamente na mesa dos brasileiros, o feijão é muito mais do que um simples acompanhamento do arroz. Essa leguminosa tão tradicional é, na verdade, um alimento poderoso para a saúde do coração e da circulação. Rico em fibras, antioxidantes e nutrientes essenciais, ele contribui de forma significativa para a prevenção de doenças cardiovasculares e melhora o fluxo sanguíneo no organismo. Neste artigo, você vai entender por que incluir o feijão na sua rotina alimentar é uma escolha inteligente para cuidar da saúde de forma saborosa e natural.
O feijão entra na categoria dos chamados “alimentos funcionais” porque, além de fornecer energia, ele atua diretamente na prevenção de doenças. Seu valor nutricional é notável:
Esses elementos tornam o feijão um aliado importante no equilíbrio dos sistemas do corpo, especialmente o cardiovascular.
Um dos principais motivos pelos quais o feijão é tão benéfico para o coração é sua alta concentração de fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (o “ruim”) no sangue. Quando consumido regularmente:
Estudos mostram que dietas ricas em leguminosas, como o feijão, estão associadas a uma redução significativa de eventos cardiovasculares, como infartos e derrames.
O feijão é uma excelente fonte de magnésio e potássio, dois minerais essenciais para o bom funcionamento do sistema circulatório:
A combinação desses minerais atua de forma sinérgica, tornando o feijão um alimento eficaz para manter a pressão sob controle e garantir que o sangue circule livremente, oxigenando todo o corpo.
Outro benefício do feijão para a circulação está na sua capacidade de ajudar a evitar a formação de coágulos sanguíneos. Isso ocorre porque:
Pessoas que têm histórico familiar de doenças cardiovasculares se beneficiam ainda mais ao incluir o feijão no cardápio de forma regular.
Além de favorecer o coração e a circulação, o feijão também:
Tudo isso faz do feijão um alimento completo, nutritivo e funcional.
Apesar de ser um prato tradicional, o feijão pode aparecer de formas variadas no cardápio:
Uma porção diária (em torno de uma concha média) já é suficiente para obter seus efeitos benéficos sem exagerar nas calorias. Se possível, evite o excesso de sal e embutidos no preparo, priorizando temperos naturais como alho, cebola e louro.
Em turnê de comemoração aos 20 anos de história, a banda IRA!cancelou os shows marcados…
AEN - Mulheres privadas de liberdade são preparadas para o retorno às suas comunidades após…
Nesta quinta-feira (10) acontece no Tribunal do Júri da Comarca de Francisco Beltrão o julgamento…
O Centro de Referência da Mulher Brasileira de Francisco Beltrão vai iniciar os atendimentos nos…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR),…
A 21ª agência da Singular reafirma o compromisso da Cresol com o desenvolvimento regional e…
This website uses cookies.