Imagem gerada por IA
Manter o chão da cozinha sempre limpo parece uma missão impossível, especialmente quando a rotina da casa é intensa e o preparo de alimentos é frequente. Respinga óleo, cai farinha, sobra arroz no chão… e quando você pensa que limpou tudo, lá está outra marca de pegada ou um fio de cabelo te desafiando. A boa notícia é que existem estratégias simples e eficazes para manter o piso da cozinha limpo por mais tempo, reduzindo a frequência de faxinas pesadas e garantindo um ambiente mais higiênico no dia a dia.
Com algumas mudanças de hábito, produtos certos e um pouco de prevenção, sua cozinha pode se tornar um espaço mais fácil de cuidar — e sempre com aparência de nova.
O primeiro passo para manter o chão limpo por mais tempo é evitar que ele se suje tão rapidamente. Para isso, vale investir em pequenas atitudes de prevenção que fazem grande diferença:
Esses cuidados ajudam a reduzir significativamente a quantidade de poeira, gordura e partículas trazidas de fora ou espalhadas internamente.
Muita gente passa pano com frequência achando que está limpando, mas na verdade está espalhando sujeira com panos reaproveitados de dias anteriores. Isso só cria uma falsa sensação de limpeza e deixa o chão pegajoso ou com manchas.
Use sempre pano limpo, de preferência de microfibra, e troque-o sempre que notar acúmulo de sujeira. Ter mais de um pano para a cozinha facilita o revezamento e mantém o padrão de higiene.
Nada gruda mais no chão do que um respingo de molho que ficou horas ali secando. O ideal é limpar sujeiras frescas imediatamente com papel toalha, pano úmido ou um spray multiuso.
Crie o hábito de manter um paninho e um borrifador de limpeza à mão, dentro de um armário ou em um cesto discreto, para agir rapidamente quando algo cair no chão. Esse cuidado evita a formação de crostas difíceis de remover depois.
Mesmo que você não faça uma faxina todos os dias, varrer ou passar aspirador diariamente já evita o acúmulo de poeira, cabelo e restos de comida que eventualmente caem no chão. Isso é especialmente importante em casas com crianças, pets ou janelas abertas.
Modelos de vassouras eletrostáticas, robôs aspiradores ou até rodos com flanela podem ajudar a facilitar essa etapa.
Quando for passar pano, siga esta ordem:
O ideal é passar pano 2 a 3 vezes por semana, dependendo da movimentação da cozinha.
Atualmente, há no mercado limpadores específicos para cozinhas com fórmulas que criam uma leve película protetora no chão, repelindo poeira e gordura. Produtos com limão, vinagre ou álcool ajudam a dissolver a sujeira e ainda deixam aroma agradável.
Evite produtos à base de cera em excesso, pois eles podem acumular resíduos com o tempo. Se optar por algo caseiro, uma mistura de água, vinagre branco e gotas de detergente neutro é excelente para manter o piso limpo e desengordurado.
Você pode usar tapetes antiderrapantes ou passadeiras de fácil lavagem nas áreas mais críticas da cozinha — como em frente ao fogão e à pia. Esses itens absorvem a sujeira do dia a dia e impedem que ela se espalhe pelo resto do piso.
O segredo é lavar os tapetes com frequência (pelo menos uma vez por semana) e escolher modelos que sequem rápido e não acumulem pó.
Às vezes, o chão da cozinha fica sujo porque o restante do ambiente também está. Poeira e gordura dos armários e bancadas acabam escorrendo ou sendo levadas até o chão. Por isso, limpar bancadas e portas de armário com pano úmido também contribui para um piso mais limpo.
Crie um cronograma rápido:
Dessa forma, a manutenção se torna mais fácil e o piso da cozinha se mantém sempre apresentável, mesmo com pouco tempo disponível.
O Grupo Inocêncio e a família Ogliari comunicam com pesar o falecimento do senhor, Edmirso…
Gilmar Ceccon de 62 anos, morreu esmagado por uma raiz de árvore enquanto cortava lenha…
Um dos principais símbolos de Francisco Beltrão vai receber melhorias. O projeto da Prefeitura para…
Um homem 53 anos que ainda não teve a identidade divulgada morreu após ter sua…
Nesta sexta-feira (2), o Marreco Futsal enfrenta o São José-SP pela terceira rodada da Liga…
A pecuária é uma das atividades econômicas mais importantes do agronegócio brasileiro, sendo responsável por…
This website uses cookies.