Como convencer o idoso a fazer atividades físicas

Você já quis saber sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas? A verdade é que essa é uma dúvida um tanto quanto comum.

Afinal de contas, praticamente todo mundo já sabe o quanto a prática esportiva é capaz de oferecer benefícios na vida de qualquer pessoa, incluindo do idoso.

Mediante a esse contexto, acaba sendo perfeitamente comum que você se pergunte sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas.

Isso se torna ainda mais normal quando se deseja o verdadeiro bem da pessoa idosa. Nessa situação, se torna ainda mais importante entender como convencer o idoso a fazer atividades físicas.

Quanto a esse respeito, ainda que a princípio possa parecer algo difícil ou até mesmo impossível, saiba que existem algumas técnicas que com certeza irão lhe ajudar.

Então, se você quer entender melhor sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, é só continuar neste artigo que iremos falar tudo o que precisa saber.

Como escolher uma atividade e seus benefícios?

A primeira coisa que precisamos falar sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, diz respeito ao fato de saber como escolher um exercício.

Afinal de contas, para que a pessoa idosa sinta vontade de realizá-los, é preciso escolher devidamente bem a prática em questão, certo?

Sendo assim, para manter uma boa saúde física e mental, é de grande importância encontrar atividades prazerosas e incluir, bem como incluir amigos para realizá-las.

Por mais que as atividades ofereçam grande bem para a nossa saúde, é fundamental que também seja uma forma de obter prazer.

Dentre algumas opções de atividades para idosos que são extremamente benéficas e que eles costumam gostar, podemos mencionar as seguintes:

  • Andar de bicicleta;
  • Caminhar;
  • Dançar;
  • Praticar yoga;
  • Hidroginástica;
  • Alongamento;
  • Pilates;
  • Musculação.

Devemos mencionar ainda que, antes de iniciar qualquer atividade física, o mais adequado é marcar uma consulta com um geriatra.

Dessa forma, acaba sendo possível com que o médico verifique a pressão arterial, taxa hormonal e outros aspectos importantes.

Além disso, a prática regular de atividades físicas pode ajudar a aliviar problemas emocionais como depressão e ansiedade.

Outra coisa que precisamos falar sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, é a respeito da necessidade de informar a ele que nunca é tarde para começar a se exercitar.

Faça com que ele entenda que manter o corpo ativo na terceira idade acaba trazendo benefícios para a saúde, bem-estar e ainda previne contra uma série de doenças.

Fora isso tudo, essa prática é uma ótima oportunidade para aumentar os seus vínculos sociais e fazer novas amizades.

Qual é a importância da atividade física na terceira idade?

Outro aspecto que devemos falar sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, é sobre a importância de fazer com que ele entenda a razão de ter isso como hábito.

Hoje em dia, diversos idosos costumam sentir dor no joelho ao agachar, por exemplo. Contudo, uma das formas de cessar com esse e outros sintomas é justamente por meio da atividade física.

Além do mais, segundo a Organização Mundial da Saúde, a promoção da saúde do idoso nada mais é que um conjunto de ações que visam melhorar o estilo de vida e reduzir o risco de doenças e morte.

Então, se você quer saber como convencer o idoso a fazer atividades físicas, informe isso a ele. Diga que, por meio dessa prática, ele consegue obter melhor qualidade de vida e longevidade.

A prática de atividade física é fundamental nessa promoção, pois afeta não apenas a saúde física, mas também o bem-estar mental e as suas habilidades sociais.

Sendo assim, um programa de atividades para idosos deve se direcionar para melhorar a aptidão física e aumentar o seu contato social.

Tudo isso sem sequer falar do fato de ser capaz de reduzir problemas psicológicos como ansiedade e depressão.

Devemos informar ainda que a prática de exercícios é capaz de reduzir diversos quadros de doenças, bem como prevenir diversas delas.

O simples fato de manter o corpo sempre ativo é capaz de oferecer ao idoso muito mais autonomia, independência e agilidade.

Como convencer o idoso a fazer atividades físicas?

Há diversas formas de como convencer o idoso a fazer atividades físicas. A principal delas, com certeza, é informar o quão benéfica isso é.

Se a pessoa idosa sofre de dores por conta de um desvio na coluna, informar que ela pode se livrar dessas dores apenas fazendo determinados exercícios com certeza será uma injeção de ânimo.

Mas, fora essa estratégia, existem outras maneiras de como convencer o idoso a fazer atividades físicas. Dentre elas, citamos as seguintes:

Promova uma experiência prazerosa

Se você quer ajudar com que o idoso comece a se exercitar, é de fundamental importância fazer com que ele enxergue como sendo uma experiência agradável.

Afinal de contas, se ele considerar algo chato, não terá motivação para realizar todos os dias.

Nessa linha de pensamento, uma boa dica é encorajar com que os amigos da pessoa idosa se juntem a ele. Dessa forma, acaba fazendo com que todos se motivem de forma mútua.

Outra opção é mostrar o exemplo, convidando-o a se exercitar com você e fazendo atividades que ambos gostem, como caminhar, andar de bicicleta, etc.

Facilite ao máximo a atividade física

Outra maneira de como convencer o idoso a fazer atividades físicas é justamente tentando facilitar o máximo possível. Mas o que exatamente isso quer dizer?

Durante a velhice, o nosso corpo passa por algumas transformações, as quais são capazes de nos limitar em certos sentidos.

Ou seja, para que o idoso se sinta motivado a realizar algum exercício, a atividade em questão deve se adaptar às suas necessidades.

Portanto, a nossa dica é que você evite exercícios que sejam muito extenuantes ou que requerem muito esforço físico.

Sugira atividades que sejam mais fáceis, prazerosas e que ainda assim sejam benéficas, tais como:

  • Dançar;
  • Caminhar;
  • Fazer yoga;
  • Pilares etc.

Além do mais, devemos mencionar que os idosos precisam de cuidados mais especiais devido ao fato de terem um metabolismo mais lento e estarem suscetíveis a lesões.

Apresente ao idoso os benefícios da prática

Fora todos os benefícios que já mencionamos até aqui, procure mostrar também ao idoso que as atividades físicas são capazes de melhorar a sua qualidade de vida como um todo.

Dessa forma, com certeza ele irá se sentir muito mais energizado e capaz de fazer as suas atividades do dia a dia.

Mesmo porque, a partir desse hábito, irá fortalecer os seus músculos e equilíbrio, algo capaz de reduzir os riscos de queda.

A partir do momento que se torna possível melhorar o condicionamento físico, o idoso irá depender muito menos da ajuda de outros.

Marque uma consulta com um médico

Outra dica de como convencer o idoso a fazer atividades físicas é justamente marcar uma consulta com o médico.

Afinal de contas, o geriatra pode não só convencer, como também indicar alguns cuidados, como a necessidade de ingerir hipercalóricos para engordar, por exemplo.

Além disso, o médico é capaz de avaliar se o idoso está em condições e apto a praticar algum exercício físico, bem como indicar a atividade mais adequada.

Ademais, muitos idosos se sentem mais seguros e motivados a começar a se exercitar quando escutam a recomendação de seu médico.

Então, durante a consulta, o profissional de saúde pode encorajar a prática de algum exercício e ainda motivar o idoso a sair de sua zona de conforto.

Torne a vida do idoso ativa

Se mesmo depois de todas essas dicas de como convencer o idoso a fazer atividades físicas, ele se manter relutante, a dica é tornar a sua vida mais ativa.

Ou seja, procure incrementar algumas práticas de exercícios físicos em seu dia, como caminhar até o mercado, estender roupa, subir e descer escadas, realizar alongamentos etc.

Quais são as melhores atividades físicas para os idosos praticarem?

Como existem diversas atividades físicas, é comum ficar na dúvida a respeito de qual é a melhor alternativa para os idosos. Dentre todas as opções, podemos mencionar as seguintes:

Caminhada

A ato de fazer caminhada todos os dias é uma excelente forma de prevenir problemas relacionados à circulação sanguínea.

Além de tudo, é capaz de fortalecer o coração, veias e artérias, tudo isso sem mencionar o fato de reduzir os níveis de colesterol e fortalecer os ossos e músculos.

Fora isso, esse exercício também pode ajudar a aumentar a energia e melhorar a qualidade do sono do idoso, por exemplo.

O ideal é começar com caminhadas curtas e ir aumentando de forma gradual a distância percorrida. Porém, preste bastante atenção na respiração e no ritmo.

Hidroginástica

As atividades na água, como hidroginástica, são excelentes para trabalhar articulações e tendões, além de também aumentar a força muscular e flexibilidade.

Tudo isso sem falar do fato de ser capaz de trabalhar, de maneira intensa, a parte respiratória e cardiovascular.

Por fim, essas atividades podem ajudar a aliviar o estresse e aumentar a disposição. O ideal é incluir essa atividade na rotina de exercícios, sendo que os idosos costumam gostar bastante desse exercício.

Alongamento

Os alongamentos são essenciais para situações específicas, como quando se está recuperando de um ombro quebrado, por exemplo.

Esse tipo de exercício melhora a flexibilidade, controle de tônus muscular e equilíbrio. Fora isso, ainda são capazes de evitar dores.

Dança

A dança é uma excelente forma de melhorar o condicionamento aeróbico, força muscular, flexibilidade e equilíbrio corporal.

Além disso, ainda é capaz de promover sensação de bem-estar e autoestima, algo capaz de aumentar a qualidade de vida.

Por fim, a dança ainda oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades, algo capaz de melhorar até mesmo questões mentais.

Musculação

A musculação, também conhecida como exercícios resistidos, é uma forma segura e eficaz de aumentar a força muscular e massa óssea, além de ter benefícios articular e cardiovascular.

É possível obter resultados com apenas três treinos por semana, sem precisar exagerar no esforço, desde que se tenha um acompanhamento.

20 de janeiro de 2023

Freepik

Você já quis saber sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas? A verdade é que essa é uma dúvida um tanto quanto comum.

Afinal de contas, praticamente todo mundo já sabe o quanto a prática esportiva é capaz de oferecer benefícios na vida de qualquer pessoa, incluindo do idoso.

Mediante a esse contexto, acaba sendo perfeitamente comum que você se pergunte sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas.

Isso se torna ainda mais normal quando se deseja o verdadeiro bem da pessoa idosa. Nessa situação, se torna ainda mais importante entender como convencer o idoso a fazer atividades físicas.

Quanto a esse respeito, ainda que a princípio possa parecer algo difícil ou até mesmo impossível, saiba que existem algumas técnicas que com certeza irão lhe ajudar.

Então, se você quer entender melhor sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, é só continuar neste artigo que iremos falar tudo o que precisa saber.

Como escolher uma atividade e seus benefícios?

A primeira coisa que precisamos falar sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, diz respeito ao fato de saber como escolher um exercício.

Afinal de contas, para que a pessoa idosa sinta vontade de realizá-los, é preciso escolher devidamente bem a prática em questão, certo?

Sendo assim, para manter uma boa saúde física e mental, é de grande importância encontrar atividades prazerosas e incluir, bem como incluir amigos para realizá-las.

Por mais que as atividades ofereçam grande bem para a nossa saúde, é fundamental que também seja uma forma de obter prazer.

Dentre algumas opções de atividades para idosos que são extremamente benéficas e que eles costumam gostar, podemos mencionar as seguintes:

  • Andar de bicicleta;
  • Caminhar;
  • Dançar;
  • Praticar yoga;
  • Hidroginástica;
  • Alongamento;
  • Pilates;
  • Musculação.

Devemos mencionar ainda que, antes de iniciar qualquer atividade física, o mais adequado é marcar uma consulta com um geriatra.

Dessa forma, acaba sendo possível com que o médico verifique a pressão arterial, taxa hormonal e outros aspectos importantes.

Além disso, a prática regular de atividades físicas pode ajudar a aliviar problemas emocionais como depressão e ansiedade.

Outra coisa que precisamos falar sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, é a respeito da necessidade de informar a ele que nunca é tarde para começar a se exercitar.

Faça com que ele entenda que manter o corpo ativo na terceira idade acaba trazendo benefícios para a saúde, bem-estar e ainda previne contra uma série de doenças.

Fora isso tudo, essa prática é uma ótima oportunidade para aumentar os seus vínculos sociais e fazer novas amizades.

Qual é a importância da atividade física na terceira idade?

Outro aspecto que devemos falar sobre como convencer o idoso a fazer atividades físicas, é sobre a importância de fazer com que ele entenda a razão de ter isso como hábito.

Hoje em dia, diversos idosos costumam sentir dor no joelho ao agachar, por exemplo. Contudo, uma das formas de cessar com esse e outros sintomas é justamente por meio da atividade física.

Além do mais, segundo a Organização Mundial da Saúde, a promoção da saúde do idoso nada mais é que um conjunto de ações que visam melhorar o estilo de vida e reduzir o risco de doenças e morte.

Então, se você quer saber como convencer o idoso a fazer atividades físicas, informe isso a ele. Diga que, por meio dessa prática, ele consegue obter melhor qualidade de vida e longevidade.

A prática de atividade física é fundamental nessa promoção, pois afeta não apenas a saúde física, mas também o bem-estar mental e as suas habilidades sociais.

Sendo assim, um programa de atividades para idosos deve se direcionar para melhorar a aptidão física e aumentar o seu contato social.

Tudo isso sem sequer falar do fato de ser capaz de reduzir problemas psicológicos como ansiedade e depressão.

Devemos informar ainda que a prática de exercícios é capaz de reduzir diversos quadros de doenças, bem como prevenir diversas delas.

O simples fato de manter o corpo sempre ativo é capaz de oferecer ao idoso muito mais autonomia, independência e agilidade.

Como convencer o idoso a fazer atividades físicas?

Há diversas formas de como convencer o idoso a fazer atividades físicas. A principal delas, com certeza, é informar o quão benéfica isso é.

Se a pessoa idosa sofre de dores por conta de um desvio na coluna, informar que ela pode se livrar dessas dores apenas fazendo determinados exercícios com certeza será uma injeção de ânimo.

Mas, fora essa estratégia, existem outras maneiras de como convencer o idoso a fazer atividades físicas. Dentre elas, citamos as seguintes:

Promova uma experiência prazerosa

Se você quer ajudar com que o idoso comece a se exercitar, é de fundamental importância fazer com que ele enxergue como sendo uma experiência agradável.

Afinal de contas, se ele considerar algo chato, não terá motivação para realizar todos os dias.

Nessa linha de pensamento, uma boa dica é encorajar com que os amigos da pessoa idosa se juntem a ele. Dessa forma, acaba fazendo com que todos se motivem de forma mútua.

Outra opção é mostrar o exemplo, convidando-o a se exercitar com você e fazendo atividades que ambos gostem, como caminhar, andar de bicicleta, etc.

Facilite ao máximo a atividade física

Outra maneira de como convencer o idoso a fazer atividades físicas é justamente tentando facilitar o máximo possível. Mas o que exatamente isso quer dizer?

Durante a velhice, o nosso corpo passa por algumas transformações, as quais são capazes de nos limitar em certos sentidos.

Ou seja, para que o idoso se sinta motivado a realizar algum exercício, a atividade em questão deve se adaptar às suas necessidades.

Portanto, a nossa dica é que você evite exercícios que sejam muito extenuantes ou que requerem muito esforço físico.

Sugira atividades que sejam mais fáceis, prazerosas e que ainda assim sejam benéficas, tais como:

  • Dançar;
  • Caminhar;
  • Fazer yoga;
  • Pilares etc.

Além do mais, devemos mencionar que os idosos precisam de cuidados mais especiais devido ao fato de terem um metabolismo mais lento e estarem suscetíveis a lesões.

Apresente ao idoso os benefícios da prática

Fora todos os benefícios que já mencionamos até aqui, procure mostrar também ao idoso que as atividades físicas são capazes de melhorar a sua qualidade de vida como um todo.

Dessa forma, com certeza ele irá se sentir muito mais energizado e capaz de fazer as suas atividades do dia a dia.

Mesmo porque, a partir desse hábito, irá fortalecer os seus músculos e equilíbrio, algo capaz de reduzir os riscos de queda.

A partir do momento que se torna possível melhorar o condicionamento físico, o idoso irá depender muito menos da ajuda de outros.

Marque uma consulta com um médico

Outra dica de como convencer o idoso a fazer atividades físicas é justamente marcar uma consulta com o médico.

Afinal de contas, o geriatra pode não só convencer, como também indicar alguns cuidados, como a necessidade de ingerir hipercalóricos para engordar, por exemplo.

Além disso, o médico é capaz de avaliar se o idoso está em condições e apto a praticar algum exercício físico, bem como indicar a atividade mais adequada.

Ademais, muitos idosos se sentem mais seguros e motivados a começar a se exercitar quando escutam a recomendação de seu médico.

Então, durante a consulta, o profissional de saúde pode encorajar a prática de algum exercício e ainda motivar o idoso a sair de sua zona de conforto.

Torne a vida do idoso ativa

Se mesmo depois de todas essas dicas de como convencer o idoso a fazer atividades físicas, ele se manter relutante, a dica é tornar a sua vida mais ativa.

Ou seja, procure incrementar algumas práticas de exercícios físicos em seu dia, como caminhar até o mercado, estender roupa, subir e descer escadas, realizar alongamentos etc.

Quais são as melhores atividades físicas para os idosos praticarem?

Como existem diversas atividades físicas, é comum ficar na dúvida a respeito de qual é a melhor alternativa para os idosos. Dentre todas as opções, podemos mencionar as seguintes:

Caminhada

A ato de fazer caminhada todos os dias é uma excelente forma de prevenir problemas relacionados à circulação sanguínea.

Além de tudo, é capaz de fortalecer o coração, veias e artérias, tudo isso sem mencionar o fato de reduzir os níveis de colesterol e fortalecer os ossos e músculos.

Fora isso, esse exercício também pode ajudar a aumentar a energia e melhorar a qualidade do sono do idoso, por exemplo.

O ideal é começar com caminhadas curtas e ir aumentando de forma gradual a distância percorrida. Porém, preste bastante atenção na respiração e no ritmo.

Hidroginástica

As atividades na água, como hidroginástica, são excelentes para trabalhar articulações e tendões, além de também aumentar a força muscular e flexibilidade.

Tudo isso sem falar do fato de ser capaz de trabalhar, de maneira intensa, a parte respiratória e cardiovascular.

Por fim, essas atividades podem ajudar a aliviar o estresse e aumentar a disposição. O ideal é incluir essa atividade na rotina de exercícios, sendo que os idosos costumam gostar bastante desse exercício.

Alongamento

Os alongamentos são essenciais para situações específicas, como quando se está recuperando de um ombro quebrado, por exemplo.

Esse tipo de exercício melhora a flexibilidade, controle de tônus muscular e equilíbrio. Fora isso, ainda são capazes de evitar dores.

Dança

A dança é uma excelente forma de melhorar o condicionamento aeróbico, força muscular, flexibilidade e equilíbrio corporal.

Além disso, ainda é capaz de promover sensação de bem-estar e autoestima, algo capaz de aumentar a qualidade de vida.

Por fim, a dança ainda oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades, algo capaz de melhorar até mesmo questões mentais.

Musculação

A musculação, também conhecida como exercícios resistidos, é uma forma segura e eficaz de aumentar a força muscular e massa óssea, além de ter benefícios articular e cardiovascular.

É possível obter resultados com apenas três treinos por semana, sem precisar exagerar no esforço, desde que se tenha um acompanhamento.

Publicado por

Desenvolvido por BW2 Tecnologia