Encontro na Amsop avaliou como o retorno poderá acontecer, respeitando particularidades de cada município. - Foto Amsop
Da assessoria/Amsop – A organização da rede pública de ensino para uma eventual volta às aulas foi o tema central de um encontro realizado na sexta-feira (29) pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). Os prefeitos e secretários que integram a Comissão de Educação da entidade se reuniram com representantes dos Núcleos Regionais de Educação de Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco para discutir a necessidade da retomada e os principais desafios que a volta do ensino presencial vai impor às administrações municipais.
A chefe do NRE de Beltrão, Lurdinha Bertani, explicou que o Estado se prepara para reiniciar as aulas no dia 18 de fevereiro, de forma híbrida (mesclando ensino remoto e presencial). Alguns municípios da região também já anunciaram a retomada de forma gradativa e com menos alunos. Uma das propostas da Comissão é de que a região reinicie as aulas no mesmo período, em estabelecimentos públicos e privados, mas respeitando as particularidades e decisões em cada município.
“O retorno às aulas está sendo indicado pelo Ministério da Educação e Seed, mas é algo que precisa ser bem avaliado porque terá uma série de implicações às estruturas administrativas, de Educação e Saúde”, comentou o presidente da Amsop, Nilson Feversani, que conduziu o encontro junto com o vice, o prefeito Cleber Fontana, de Beltrão. O grupo é coordenado pelo prefeito Edsom Bagetti, de Pérola D’Oeste.
Entre as implicações citadas por Feversani está o transporte escolar, por exemplo, que é compartilhado entre Estado e prefeituras. Também há a necessidade de criação de protocolos sanitários para os espaços, levantamento de informações e orientações junto às famílias, possibilidade de reavaliação constante da volta às aulas e a contratação de mais profissionais, já que muitos professores não devem retornar às salas por pertencerem aos grupos de risco.
A Comissão aguarda um posicionamento do Conselho Estadual de Educação e a assembleia da AMP sobre o tema para definir com os municípios o plano de retomada das aulas no Sudoeste e deve se reunir de forma virtual na próxima semana. Um dos pontos que a Amsop está atenta para avaliar o retorno é o controle no número de novos casos e a ampliação da vacinação contra a Covid-19 na região.
Um homem que ainda não teve o nome e idade divulgados morreu após ser ferido…
A coordenadora do Procon de Francisco Beltrão, Pâmela Castanha Inhoatto, esteve na Câmara de Vereadores…
As quatro pessoas da mesma família que morreram em um grave acidente de trânsito na…
Ajudar um dependente químico que não deseja receber ajuda pode ser um grande desafio. Muitas…
Serviço está em fase de testes e disponível para a UBS do São Cristóvão; app…
A coleta de recicláveis de Francisco Beltrão está recebendo investimentos da Itaipu Binacional. Além de…
This website uses cookies.