Paraná

Com programa itinerante, TJPR oferece serviços gratuitos para população com renda de até 3 salários mínimos

Assessoria – Durante os próximos meses, a população paranaense terá acesso a serviços gratuitos de saúde, apoio jurídico, assistência social e lazer, como parte do programa itinerante Justiça no Bairro, instituído pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que tem como objetivo aproximar o sistema judiciário de famílias em vulnerabilidade social.

As ações são exclusivas para pessoas com renda de até 3 salários mínimos e incluem a realização de casamentos comunitários; a emissão de primeira e segunda via do RG; atendimentos jurídicos de conciliação na área de divórcio e pensão alimentícia; retificação de nome; perícias; tutela e curatela, entre outros.

Para ter acesso aos serviços, os interessados precisam ir até o local definido com os documentos necessários em mãos. O atendimento será por ordem de chegada por meio de distribuição de senhas, com exceção das perícias, que devem ser agendadas com antecedência pelo telefone do programa: (41) 3200-2801.

“Se a pessoa vai para realizar um divórcio e precisa mudar sua carteira de identidade, pode ter a possibilidade na hora, porque o juiz estará ali. Será possível retirar o nome que havia adotado. Costumo dizer para a população levar a pastinha de documentos, já que, muitas vezes, você pode chegar lá e ter acesso a outras coisas”, destacou a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e idealizadora da iniciativa, Joeci Machado Camargo.

Com agenda extensa, em agosto, o programa estará em Maringá, entre os dias 19 e 20. Em setembro, no dia 3, a cidade escolhida é Ponta Grossa. O local ainda terá a celebração de um casamento comunitário no dia 17 do mesmo mês. Entre os dias 23 e 24, moradores de Umuarama e região terão acesso às ações.

No mês de outubro, é a vez de Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Guarapuava, entre os dias 6 e 8. Também haverá atendimento na Rua da Cidadania, do bairro Fazendinha, em Curitiba, no dia 22.

Em novembro, no dia 3, o programa estará em Apucarana, no dia 4 em Arapongas e Ibiporã, no dia 5 em Rolândia, no dia 17 em São Jerônimo da Serra e entre os dias 18 e 19, em Londrina. Foz do Iguaçu recebe os serviços entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Por fim, o calendário encerra com um casamento coletivo celebrado em Curitiba, no dia 10 de dezembro, para casais dos 399 municípios do Estado.

Programa

Com a colaboração de diversas instituições parceiras, o Programa Justiça no Bairro existe há 20 anos e presta atendimentos à população em diversas localidades do Estado, aproximando a Justiça do cidadão. A iniciativa é composta por magistrados, promotores, advogados voluntários, estudantes de Direito, professores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

O objetivo é reduzir o tempo médio de tramitação de processos, viabilizando perícias e atendimentos que estavam represados nas comarcas atendidas. Com o projeto, as ações iniciam e terminam no mesmo dia, gerando economia em horas de trabalho para o Poder Judiciário.

O programa foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça que, ao editar a Resolução nº 460/2022, deliberou sobre a forma de realização da Justiça Itinerante em todo o país e destacou o Programa Justiça no Bairro como um modelo a ser seguido.

A iniciativa coordenada pela desembargadora nasceu nas Ruas da Cidadania de Curitiba e foi estendida para todo o Estado. “A maioria da população que vive na periferia em qualquer cidade do Paraná não tem acesso à justiça porque está longe, não conseguem sair dia de semana para buscar advogado. Muitas vezes pelo medo do desemprego, deixam de procurar seus direitos. Essa é uma forma de levar o Judiciário a uma população mais vulnerável, de uma forma mais social, sem tanta burocratização, fazendo com que as pessoas tenham acesso a toda a estrutura que nós podemos oferecer”, ressaltou a desembargadora.

Atuam no programa o Instituto de Identificação do Estado do Paraná, na expedição das carteiras de identidade; o Ministério Público; a Defensoria Pública, entre outros. “Todos os serviços do Estado do Paraná nos acompanham. O Justiça no Bairro se tornou o maior programa de justiça itinerante do Paraná, reconhecido pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho”, disse.

Para quem reside na capital paranaense, é possível ter acesso ao programa Justiça no Bairro de segunda a sexta, das 12h às 17h, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Cível de Curitiba/PR. “Ali tem juiz, promotor, equipe multidisciplinar e médico pra fazer as curatelas”, ressaltou.

SERVIÇOS

Publicidade

Serviços com agendamento prévio:
– Casamentos comunitários;
– Perícias e audiências de curatelas;
– Perícias de DPVAT;
– Indenizações previdenciárias e acidentárias.

Serviços por ordem de chegada:
– Emissão de primeira e segunda via do RG;
– Atendimentos jurídicos de conciliação na área de divórcio e pensão alimentícia;
– Regularização de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho;
– Refis (Programa de Recuperação Fiscal);
– Exame de DNA;
– Serviços de INSS e Procon;
– Registro Civil;
– Serviços de saúde.

PROGRAMAÇÃO

AGOSTO
19/08 e 20/08 – Maringá
Local: Terminal Urbano: Av. Advogado Horácio Raccanello, 667 – Zona 07

SETEMBRO
03/09 – Ponta Grossa (casamento no dia 17/09)
Local: Centro Esportivo SESC: Rua Cyro de Lima Garcia, 70 – Vila Estrela

23/09 e 24/09 – Umuarama e Guaíra
Local: Unipar: Praça Mascarenhas de Moraes, 4882 – Centro

OUTUBRO
06/10 a 08/10 – Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Guarapuava
Local: a definir

22/10 – Curitiba
Local: Rua da Cidadania da Fazendinha: R. Carlos Klemtz, 1700

NOVEMBRO
03/11 – Apucarana (apenas atendimentos agendados)
Local: a definir.

04/11 – Arapongas (apenas atendimentos agendados)
Local: a definir.

04/11 – Ibiporã (somente casamento)
Local: a definir.

05/11 – Rolândia
Local: a definir.

17/11 – São Jerônimo Da Serra
Local: a definir.

18/11 e 19/11 – Londrina
Local: Sesc Londrina Norte: Av. Saul Elkind, 1555 – Conj. Vivi Xavier

29/11 a 03/12 – Foz do Iguaçu
Local: Sesc: Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A

DEZEMBRO
01/12 a 03/12 – Foz do Iguaçu
Local: Sesc: Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A

10/12 – Curitiba (casamento)
Local: Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada): Rua Buenos Aires, 1260 – Água Verde


PP News

Matéria recentes

Pedestre morre atropelado na PR-483 e veículo foge do local

Um pedestre que ainda não foi identificado morreu após ser atropelado na madrugada deste sábado…

4 minutos atrás

Familiares informam o falecimento de Jean Max Galvan Rici

O PASC e a Funerária São Cristóvão, juntamente com a família Galvan Rici, comunicam com…

30 minutos atrás

Palmeira-leque: 3 dicas para cultivar essa gigante tropical mesmo em ambientes internos

Aprenda 3 dicas práticas para cultivar palmeira-leque em ambientes internos e manter essa planta tropical…

43 minutos atrás

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

10 horas atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

11 horas atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

12 horas atrás

This website uses cookies.