Tempo
Tempestade. Foto: José Fernando Ogura

Uma área de baixa pressão atua nesta quarta-feira (23) entre o Paraguai e o norte da Argentina. Amanhã (24), este sistema se desloca para o oceano (passando sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai) e se desenvolve como um forte ciclone extratropical. A atuação deste sistema irá provocar ventania e tempestades na Região Sul.

Até a noite desta quarta-feira (23), há risco de chuva forte com raios, especialmente nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul, e há condições para rajadas de vento em torno de 70 km/h.

Na quinta-feira (24), há potencial para tempestades (chuva forte/volumosa, raios e granizo) em todo o Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

Climatempo também alerta para ventania de quase 100 km/h no centro-oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e de até 80 km/h nas demais áreas gaúchas, no centro-oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, as rajadas variam entre 40 e 60 km/h. Há risco de alagamentos, queda de árvores e destelhamentos.