Geral
Deputado Reichembach e o gerente regional da Sanepar, Valdir Dalsente – Foto Assessoria

Da Assessoria – Na quarta-feira (20), o deputado estadual Reichembach recebeu em seu escritório em Francisco Beltrão a visita do gerente regional da Sanepar, Valdir Dalsente. Na oportunidade, Dalsente apresentou relatórios sobre o abastecimento de água no Sudoeste. As chuvas recentes na região ajudaram a normalizar a distribuição hídrica, e também beneficiaram atividades agrícolas em geral, como a cadeia produtiva do leite.

Para Reichembach, as notícias são positivas, mas ainda é preciso cautela. “Água é sinônimo de vida, por isso todos precisam fazer sua parte no consumo consciente”, ressalta. Além da estiagem prolongada, a presença das crianças em casa em tempo integral em função da pandemia, o calor e o mau uso dos recursos hídricos são fatores que contribuíram para a redução no abastecimento. 

Pranchita é o único dos municípios que continua com problemas no abastecimento, inclusive enfrentando rodízio. “Estamos realizando o transporte de água para o município e também elaborando melhorias nos poços artesianos pra tentar atender mais, precisamos torcer para que venha mais chuva”, afirma Valdir Dalsente. 

Dos 33 sistemas de água e esgoto atendidos pela gerência regional da Sanepar, 10 tiveram problemas de abastecimento em função da estiagem prolongada e do consumo elevado nas residências.