Categorias: Geral

Chuvas danificam 5.505 casas e afetam 23.106 pessoas no Paraná

As fortes chuvas que atingiram a metade Leste do Paraná nesta quarta e quinta-feira (18 e 19) afetaram 23.106 pessoas e danificaram 5.505 residências, de acordo o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 14h45 desta sexta-feira (20). As chuvas, granizos e vendavais afetaram 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado.

Permanecem desalojadas 280 pessoas e 21 estão desabrigadas. Duas pessoas ficaram feridas, nos municípios de Carambeí e Fernandes Pinheiro. A cidade de Carambeí (Campos Gerais) foi, inclusive, quem mais sofreu com as fortes chuvas. Duas mil casas foram danificadas, afetando 6.234 pessoas e deixando 21 pessoas desabrigadas. Em São José dos Pinhais (RMC) foram 800 casas danificadas e 3,2 mil pessoas afetadas. Em Curitiba, a tempestade com granizo danificou 340 residências e afetou 1,4 mil pessoas. Contenda contabiliza 800 casas e 3.960 pessoas afetadas.

Publicidade

Segundo a Prefeitura da Capital, foram registradas 52 solicitações para remoção de quedas de árvores e galhos grandes. Três casas ficaram destruídas, duas em Palmeiras e uma em Piraquara. A Defesa Civil está acompanhando as ocorrências, mas ainda não precisou fazer algum atendimento emergencial.

COPEL

As regiões do Estado mais afetadas pelo temporal – Leste e Centro-Sul – concentram ainda 5,7 mil unidades consumidoras (UCs) sem energia. No Leste, os municípios que ainda possuem maior número de unidades à espera do retorno do serviço (cerca de 3,3 mil) são Antonina, Rio Branco do Sul e Rio Negro. Em todas elas, porém, menos de 5% do total de unidades consumidoras atendidas segue nessa situação.

No Centro-Sul, restam ainda sem energia cerca de 2,4 mil unidades consumidoras, principalmente nos municípios de Teixeira Soares (8% das UCs) e Fernandes Pinheiro (menos de 5% das UCs). Em Curitiba, no momento, são apenas 296 UCs desligadas no momento, correspondente a 0,04% do total de consumidores atendidos.

Desde quarta-feira (18), a Copel mobilizou mais de 400 funcionários e 200 veículos para atuar na recuperação da rede e no restabelecimento da energia para milhares de unidades consumidoras especialmente nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná. Mais de 280 mil consumidores foram afetados alternadamente durante a ocorrência.

VOLUME E PREVISÃO

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), choveu 34,2 milímetros nesta quarta-feira (18), com rajadas de vento perto dos 65 km/h na região de Curitiba. Volume que se concentrou por volta das 18 horas, com precipitações de 21,6 milímetros em 15 minutos. Tradicionalmente, o mês de setembro é chuvoso, com média de 130 milímetros de chuva. Para esta sexta-feira (20) a expectativa do Simepar é que as chuvas se repitam na Grande Curitiba, com estimativa de 27,5 milímetros durante o todo o dia.

Fonte Agência Estadual de Notícias

Solange Maciel

Matéria recentes

Homem fica ferido após ser atropelado por carro

Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…

2 horas atrás

Colisão frontal entre dois veículos deixa quatro feridos

Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…

5 horas atrás

Motorista de aplicativo é assaltado na PR-182

Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…

5 horas atrás

Carro capota e condutor fica ferido

Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…

6 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Lucia Pagliarini Medeiro

O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…

6 horas atrás

Condutor de moto fica ferido após colidir com carro em frente ao Batalhão da PM

O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…

10 horas atrás

This website uses cookies.