Clima
Foto: Gilson Abreu/ANPr

Depois de um domingo quente e mais seco no Sul do Brasil, o tempo começa a mudar nesta segunda-feira (23) por influência de uma nova frente fria combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica. 

O céu enche de nuvens nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e pode chover em vários momentos. Há risco de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento. Nas áreas centrais e em Porto Alegre a chuva só chega à noite, mas as nuvens aumentam também e não se descarta o risco de chuva forte no fim do dia.

Na terça, 24 de agosto, a circulação de ventos, desde a superfície até a média atmosfera, vão favorecer a formação de nuvens carregadas, por isso é alto o risco para temporais no centro-sul do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira um novo sistema de baixa pressão atmosférica se forma e dá origem a um ciclone extratropical, que vai organizar uma nova frente fria durante a madrugada de quinta-feira. 

No Rio Grande do Sul, o alerta é para temporais entre terça e quarta. Na quinta, a chuva forte avança para Santa Catarina e Paraná.

Os maiores acumulados são previstos para o sul gaúcho e entre o litoral sul, a região de Pelotas e a Campanha gaúcha. A previsão é de cerca de 100mm.

Queda de temperatura

As temperaturas vão despencar no Sul do Brasil nos próximos dias. No Rio Grande do Sul, já esfria nesta segunda por causa do excesso de nuvens e de chuva. Porém é a partir de quarta-feira que o ar polar avança pela Região. As temperaturas em Santa Catarina e no Paraná vão cair da quinta-feira em diante. 

A semana vai terminar com temperaturas baixas em praticamente toda Região Sul do Brasil. Para a madrugada de sexta-feira, 27 de agosto, já há expectativa de geada na região da Campanha

Assessoria Climatempo