Geral

Chuva, baixa temperatura e mar muito agitado chamam a atenção no Sul do Brasil nesta quarta-feira (04). Áreas de instabilidade ainda se desenvolvem sobre a Região, após a recente passagem de uma frente fria. A nova massa de ar de origem polar que se espalha sobre a Região não é muito forte, mas a combinação de ar polar, excesso de umidade e falta de sol deixam a temperatura baixa especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e a sensação de frio é grande no decorrer do dia.

A sensação de frio é grande nesta quarta-feira de forma geral no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina por causa da falta do sol e da maior presença do ar polar. O INMET registrou temperaturas de entre 1°C e 5°C em muitas áreas gaúchas e nas regiões mais elevadas da serra e do planalto sul de Santa Catarina. A fronteira com o Uruguai amanheceu gelada e em Canguçu (RS), a mínima foi de 1,5°C. São Joaquim (SC) teve temperatura em torno dos 5°C na madrugada.

O Paraná tem períodos com sol em grande parte do dia para aquecer o ar e além disso, o ar polar chegou muito fraco ao estado.

Para esta quinta-feira, 5 de julho, a previsão é de que a temperatura continue mais baixa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul do que no Paraná. Não há expectativa de geada, por enquanto.

(Fonte Climatempo)