Categorias: Geral

Cerveja contaminada pode ser causa de síndrome que matou uma pessoa

A contaminação de lotes de cerveja por uma substância tóxica usualmente empregada na produção de bebidas industriais pode ter causado a morte de uma pessoa e a internação de outras sete, em Minas Gerais, nos últimos dias.

Exames laboratoriais realizados pela Polícia Civil de Minas Gerais identificaram a presença da substância dietilenoglicol em amostras de ao menos dois lotes da cerveja. As amostras dos lotes L1 1348 e L2 1348 foram recolhidas nas residências dos pacientes internados com insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.

Publicidade

Segundo o superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Thales Bittencourt, o resultado das investigações é preliminar, não sendo possível, até o momento, afirmar como a substância contaminou as bebidas periciadas. “Só é possível afirmar que ela foi identificada em duas amostras”, disse Bittencourt, na tarde de quinta-feira (9), em entrevista à imprensa.

Logo após a Polícia Civil ter revelado o resultado da perícia, a cervejaria Backer informou que vai recolher todos os vasilhames de Belorizontina dos lotes L1 1348 e L2 1348. A medida, segundo a empresa, é preventiva, pois o dietilenoglicol não faz parte do processo de produção de suas cervejas. A cervejaria não aponta nenhuma hipótese para explicar como, então, a substância teria contaminado os produtos periciados.

“A Cervejaria Backer continua à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário até a conclusão das investigações”, afirma a empresa, em nota.

Segundo a secretaria estadual de Saúde, o primeiro dos oito casos de síndrome nefroneural foi registrado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde em 30 de dezembro, em Belo Horizonte. A segunda vítima foi internada em um hospital de Juiz de Fora. Nos dias seguintes, outras seis pessoas deram entrada em hospitais da região metropolitana da capital mineira, com insuficiência renal aguda e alterações neurológicas centrais e periféricas. Na terça-feira (7), um paciente internado em Juiz de Fora morreu em função de complicações no quadro.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, os pacientes apresentaram uma rápida deterioração do estado de saúde: em média, em dois dias e meio após o surgimento dos primeiros sintomas, as pessoas tiveram que ser internadas. Um nono caso foi descartado pelo fato de não apresentar os mesmos sintomas dos demais e por ter doença renal prévia.

Uma força-tarefa com técnicos das secretarias de Saúde de Belo Horizonte e de Minas Gerais e do Ministério da Saúde foi criada para acompanhar as investigações e as medidas necessárias à proteção da população.

Fonte Agência Brasil

PP News

Matéria recentes

Erva-cidreira cresce mais saudável com essa técnica de 2 fases

Aprenda a técnica de duas fases que faz a erva-cidreira crescer com mais força, folhas…

33 minutos atrás

O alecrim resseca se você errar nesse detalhe da drenagem

Descubra como a drenagem correta pode evitar que seu alecrim resseque. Aprenda dicas práticas e…

49 minutos atrás

Bolsonaro pretende mostrar vídeos em depoimento ao STF

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro afirmou que pretende mostrar horas de vídeos em seu…

1 hora atrás

Semana do Meio Ambiente teve Pet Day e plantio de mudas

A programação da Semana do Meio Ambiente de Francisco Beltrão encerrou neste domingo (8), após…

1 hora atrás

Basquete beltronense é campeão regional dos Jogos da Juventude

No fim de semana, o basquete de Francisco Beltrão foi campeão da fase regional dos…

1 hora atrás

Colisão envolve oito veículos e resulta em três pessoas feridas

O sinistro de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira (10) por volta de 07h55…

2 horas atrás

This website uses cookies.