Saúde
Foto Assessoria/Ceonc

Da Assessoria – O CEONC Hospital do Câncer de Francisco Beltrão realizou, de janeiro a abril deste ano, 6.205 consultas. É o que mostra o balanço divulgado pelo Hospital, que atende pacientes da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão – que compreende 27 municípios. Os dados mostram um ranking de atendimento dos pacientes encaminhados pelas cidades.

Deste total de consultas, 2.261 foram em Francisco Beltrão, seguido de Dois Vizinhos com 634 atendimentos; e Marmeleiro, com 340 consultas. O número de internações no período também chama a atenção. Foram, ao todo, 1.011. Destas, 542 para cirurgia em geral e 469 para casos clínicos.

O ranking de atendimentos mostra também outro dado importante: o número de quimioterapias realizadas. Foram 1.552 entre janeiro e abril deste ano. O município que liderou este tipo de atendimento foi Francisco Beltrão, com 477 procedimentos em pacientes da cidade, seguido de Dois Vizinhos com 188 atendimentos e de Marmeleiro, com 78 atendimentos.

No mesmo período, foram 81 radioterapias realizadas pelo Hospital na região. Destes, 31 procedimentos foram feitos em pacientes de Francisco Beltrão e o restante ficou distribuído em 19 municípios.

Segundo o diretor-clínico da unidade, doutor Janoário de Souza, os números mostram a relevância do papel dos municípios na luta contra o câncer. “O encaminhamento das cidades para o nosso Hospital é fundamental. Essa preocupação em diagnosticar precocemente o câncer e ter o paciente o quanto antes dentro de uma estrutura especializada faz a diferença na luta pela vida. As Secretarias de Saúde são importantes aliadas e se dedicam conosco nesse trabalho”, ressalta.

Ele destaca que é fundamental que a população saiba que a porta de entrada do serviço oncológico é a procura nas unidades básicas de saúde de cada cidade “Orientamos que a população faça as consultas, os exames de rotina e preventivos. O câncer não espera. O CEONC está aqui para os pacientes do Sudoeste que precisam dessa assistência médica especializada e para que a população da nossa região tenha perto de si o tratamento completo contra o câncer, com agilidade e qualidade”, reforça.

Ranking dos 10 municípios em número de consultas

Francisco Beltrão                   2.261

Dois Vizinhos                        634

Marmeleiro                           340

Realeza                                 268

Santo Antônio do Sudoeste   244

Ampére                              240

São Jorge do Oeste           206

Verê                                   199

Salto do Lontra                 194

Renascença                      166