Divulgação/Assessoria
O Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Francisco Beltrão, coordenado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, castrou mais de 500 cães e gatos no período de fevereiro a maio deste ano. Em janeiro o procedimento não foi realizado devido ao período de férias da equipe. O procedimento de castração é um dos muitos serviços prestados no local.
O trabalho é coordenado e realizado pelos médicos veterinários Everton Leonardi e Luiz Carlos Tourinho. A castração é a prática mais recomendada para o controle populacional e de zoonoses. Além disso, resulta em uma série de benefícios para a saúde dos cães, como a redução de problemas de agressividade nos machos e a prevenção do câncer de mama nas fêmeas.
Como funciona o serviço de castração no Centro de Zoonoses
O controle populacional de animais domésticos (cães e gatos) é desenvolvido por meio do “Projeto de Mutirão de Esterilização Cirúrgica”, com a finalidade de controlar a população destes animais. Atende a seguinte em ordem de prioridade:
A) Cães e gatos não domiciliados (animais comunitários) resgatados em atividades rotineiras pela equipe técnica do Centro ou por solicitação através do registro na Ouvidoria do Centro, pelo telefone (46) 3524-4033;
B) Cães e gatos encaminhados por entidades de proteção animal do município, devidamente cadastradas;
C) Cães e gatos domiciliados com tutores que possuem CadÚnico junto ao CRAS do seu território.
Após a castração, os animais recebem um microchip eletrônico de identificação e os proprietários as orientações para os cuidados pós procedimento. O controle populacional destes animais domésticos é uma das metas da prefeitura para evitar seu crescimento descontrolado.
Além disso, visa evitar a transmissão de zoonoses como raiva, leptospirose e leishmaniose. Também as agressões envolvendo pessoas ou outros animais, contaminação ambiental por dejetos, por pelos e a dispersão de lixo. Outra preocupação é relacionada ao trânsito, em especial acidentes ou atropelamentos. Mais um fator importante é que o controle populacional acarreta a diminuição do abandono de cães e gatos.
(Assessoria)
Um homem de 65 anos ficou ferido após ser atropelado por um automóvel VW/Gol na…
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
This website uses cookies.