Oeste de SC
Foto Cynthia Goldsmith

O primeiro paciente suspeito de contrair a varíola dos macacos em Santa Catarina é de Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira (30). A notícia foi divulgada após o Ministério da Saúde confirmar que o Brasil monitorava dois casos da doença no país.

Trata-se, segundo a SES, de uma mulher de 27 anos, que apresentou os primeiras sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas pelo corpo, acompanhadas de febre, disfagia e outros sintomas.

A paciente aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças e segue em monitoramento pela vigilância municipal.

Em nota, o MS afirmou que os pacientes, um em Santa Catarina e outro no Ceará, “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

A pasta federal informou ainda que instalou uma Sala de Situação a partir do dia 23 de maio para monitoramento e acompanhamento dos casos no Brasil e no mundo. O Ministério da Saúde está em contato com estados e municípios para apoiar a investigação e as ações de vigilância em saúde.

Fonte G1 SC