Imposto
Imagem Assessoria

A secretaria de Fazenda da Prefeitura de Francisco Beltrão começa a preparar a entrega dos carnês do IPTU de 2020 (Imposto Predial e Territorial Urbano). A distribuição será de 17 de fevereiro a 16 de março no Espaço da Arte e nas unidades do Poupa Tempo da Cidade Norte e do bairro São Miguel. É importante que o contribuinte compareça com um carnê de anos anteriores para a verificação do número de inscrição, pois a impressão é feita na hora.

Outra opção é acessar o site www.franciscobeltrao.pr.gov.br para fazer a impressão. Por meio desta ferramenta também é preciso saber o número da inscrição que consta no carnê. De acordo com o secretário Elóis Rodrigues, são tributados cerca de 40 mil imóveis e os lançamentos chegam a R$ 25 milhões. Descontando as isenções e com a margem de inadimplência, a previsão é de uma arrecadação de R$ 16,5 milhões neste ano. Historicamente pelo menos 90% dos contribuintes pagam o IPTU em dia.

O reajuste anual é feito conforme a variação do IGP-M e para 2020 foi de 3,97% sobre os valores praticados no ano passado. O índice ficou abaixo da inflação de 2019, calculada pelo IPCA, que foi de 4,31%. Quem pagar à vista até o dia 16 de março será beneficiado com desconto de 10%. Também é possível parcelar em até seis vezes ao longo do ano, dependendo do valor, mas sem desconto. Neste caso a primeira parcela também vence no dia 16 de março. O pagamento pode ser feito nos bancos Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, nas cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi e nas lotéricas.

 Vencimentos

– À vista: 16 de março

Duas parcelas: 16 de março e 15 de abril

Quatro parcelas: 16 de março – 15 de abril – 15 de junho e 17 de agosto

Seis parcelas: 16 de março – 15 de abril – 15 de junho – 17 de agosto – 15 de outubro e 16 de dezembro.

Assessoria PMFB