Saúde

Câncer de pulmão pode se espalhar rapidamente a outros órgãos, se não tratado em fase inicial

Assessoria Ceonc – O câncer de pulmão é um dos mais frequentes tipos de câncer e um dos que mais tem chance para metástase, caso não seja diagnosticado e tratado em fases iniciais, ou seja: pode se espalhar rapidamente para outros órgãos como fígado e até para o cérebro e para os ossos.

Neste mês, as campanhas de prevenção deste tipo de câncer englobam o Agosto Branco, que lembra a importância da prevenção da doença e do diagnóstico em fases iniciais. De acordo com o médico oncologista Lucian Lucchesi, do CEONC Hospital do Câncer de Francisco Beltrão, o principal fator de risco, disparado, é o tabagismo.

“Destaco que aquele que não fuma, mas convive com alguém que o faz, pode ter o mesmo risco. Além do cigarro, exposição a agentes ocupacionais, arsênico e poluição também podem ser considerados. Existe maior risco, também, para quem tem histórico familiar”, explica.

Desta forma, as principais formas de proteção são não fumar e evitar estar próximo de quem fuma. “O câncer de pulmão é hoje um dos mais frequentes por conta do tabagismo. Se imaginarmos um mundo em que não houvesse esse vício, talvez a doença não estaria nem entre as dez mais comuns. As campanhas para cessar o tabagismo e a conscientização são fundamentais. É importante ainda, que os jovens não criem esse hábito, que traz tantos riscos”, reforça.

Tratamento

Nas fases iniciais, e caso o paciente tenha condições clínicas, é indicada cirurgia. Em muitas situações em que ela não pode ser feita, são realizadas quimioterapia e radioterapia.

“Na doença mais avançada, em geral, usamos a quimioterapia. A imunoterapia e drogas com alvos moleculares específicos tem sido bastante utilizada e melhorou muito as opções terapêuticas”, indica o doutor.

Incidência

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) de 2020, a incidência do câncer de pulmão é de 30.200, sendo 17.760 homens e 12.440 mulheres por ano no Brasil. O número de mortes no País por ano é de 29.354, sendo 16.733 homens e 12.621 mulheres, segundo o Atlas da Mortalidade por Câncer publicado em 2019.

PP News

Matéria recentes

Incêndio destrói casa de madeira neste domingo

Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…

2 horas atrás

Homem que fazia uso de tornozeleira eletrônica é flagrado com cocaína e CNH cassada

A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…

2 horas atrás

Homem sofre ferimentos graves em capotamento de carro na PR-281

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…

3 horas atrás

Mulher salta de carro após marido fazer manobras perigosas

A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…

3 horas atrás

Após denúncia, Polícia Militar apreende maconha em terreno baldio

A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…

7 horas atrás

Pai tenta ensinar filhos a nadar e morre afogado

Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…

7 horas atrás

This website uses cookies.