Francisco Beltrão
Claudemir de Souza, Luiz Carlos Maciel e Rosangela Barreto – Foto Gleysson Longo Dimenor

Através de uma campanha realizada no programa Plantão Policial da Rádio Educadora, nesta quarta-feira (25), foi possível levantar um valor em dinheiro com ouvintes e colaboradores do projeto social da emissora, para a aquisição de um aparelho importado (que fala com cego) para o caminhoneiro aposentado, Claudemir de Souza, 50 anos.

Claudemir que é morador em Francisco Beltrão, ficou cego por complicações com o diabetes há 1 ano e 7 meses, e passou a frequentar o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADEVI), aluno da professora Rosangela de Arruda Barreto.

A professora Rosangela entrou em contato com Luiz Carlos Maciel na emissora, relatando as dificuldades que Claudemir está tendo, com a nova realidade.

Ele está aposentado, separado da esposa, tem um casal de filhos gêmeos, menores de idade, aos quais ele paga pensão. Claudemir mora sozinho em dois cômodos, quarto e banheiro, e como é diabético tem muita dificuldade para medir os níveis da doença.

Diante disso a professora fez contatos e encontrou um aparelho que “fala com o cego” e que é fabricado nos Estados Unidos. O aparelho informa os níveis da diabetes para que ele possa acompanhar e fazer uso de medicação. 

O aparelho custa $ 100,00 dólares, R$ 500,00 no Brasil, e como ele não tem condições de comprar foi feita uma campanha na Rádio Educadora e em menos de 10 minutos foi levantado o valor para pagar. O aparelho já foi adquirido e será encaminhado ao Brasil para o Claudemir.

A história do caminhoneiro emocionou muitas pessoas, que solicitaram seu contato e seu endereço para passar a acompanha-lo.