Sudoeste

Caminhão que transporta transformador de Itaipu retoma viagem após trajeto ser interrompido duas vezes

O caminhão que traciona uma carreta que transporta um transformador de 122 toneladas da usina de Itaipu retomou a viagem nesta quinta-feira (13) após ser parada no trajeto duas vezes: uma por falta de autorização especial e outra pelas grandes dimensões gerarem dúvida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quanto a passagem do veículo por uma passarela no trajeto.

O transformador levado na carreta saiu de Foz do Iguaçu, em 18 de janeiro e levaria cerca de 20 dias para chegar à cidade catarinense a 880 quilômetros de distância – porque o veículo não pode ultrapassar os 40 Km/h.

Publicidade

A falta da Autorização Especial de Transporte (AET) – devido as grandes dimensões – emitida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) fez com que o veículo ficasse 18 dias parado às margens da PR-493 após a carreta ser interceptada pela Polícia Rodoviária estadual (PRE).

Com a autorização em mãos e depois de pagar taxa de R$ 2,5 mil, o veículo retomou a viagem na terça-feira (11), mas poucos quilômetros depois o Dnit disse ter dúvida com relação a passagem do veículo sob uma passarela na cidade de Pato Branco, no sudoeste do estado, isso porque a altura do obstáculo era igual ao da carreta com a peça sobre ela.

Por isso, o Dnit determinou que a viagem parasse novamente. Uma equipe fez a medição da altura do local e, após constatarem que a passarela era mais alta que o veículo, a viagem pode ser retomada nesta quinta (13).

Nota de Itaipu

A usina de Itaipu informou que o transporte da peça está sendo feito por uma empresa especializada contratada pela Weg, que é responsável pelo conserto em fábrica do equipamento.

A Weg disse que tomou conhecimento da infração cometida pela transportadora e que determinou que providencias fossem tomadas para a regularização.

A Transportadora Constancio Transporte Especiais disse que foram necessários ajustes na documentação e que esse pedido de liberação já foi encaminhado ao DER, que aprovou a documentação e o veículo seguiu viagem, até ser parado novamente por dúvidas do Dnit.

Com G1PR

PP News

Matéria recentes

Novo coronavírus: cientistas identificam outra tipagem que pode infectar humanos

Pesquisadores da China descobriram um novo coronavírus que, assim como o SARS-CoV-2 – o vírus…

2 horas atrás

Vídeo: Cantor sertanejo entra no mar em show para 89 mil pessoas do Verão Maior Paraná

AEN - O cantor sertanejo Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, entrou no mar depois…

3 horas atrás

Familiares informam o falecimento de João Luís Rodrigues de Souza

O Grupo Inocêncio juntamente e a família Rodrigues de Souza comunicam com pesar o falecimento…

5 horas atrás

Assista: Motorista que transportava cocaína pula de caminhão em movimento e policial sobe na cabine para evitar colisão

A PRF, com apoio de outras forças de segurança, apreendeu 53,3 kg de cocaína na…

5 horas atrás

Família recebe duas cadeiras de projeto social da Rádio Educadora FM e da PEFB

Irma de Oliveira e sua filha especial Sirlei de 55 anos, que residem no bairro…

6 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Juraci dos Santos Viana

O Grupo Inocêncio e a família Santos Viana comunicam com pesar o falecimento da senhora,…

6 horas atrás

This website uses cookies.