Assessoria – A Caixa Econômica Federal liberou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Francisco Beltrão que tiveram perdas com os alagamentos ocorridos em outubro de 2022 e que foram cadastrados pela Defesa Civil do município. Ao todo 3.293 pessoas podem ter acesso aos recursos, com valor máximo de retirada de R$ 6.220,00.
Os saques devem ser solicitados até segunda-feira, dia 30 de janeiro, somente por meio do Aplicativo FGTS. É necessário possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber, sem nenhum custo.
De acordo com o engenheiro civil, Julio Perin, coordenador da Defesa Civil em Francisco Beltrão, pessoas que tiverem dificuldades em acessar o aplicativo ou não tem comprovante de residência, devem procurar o CRAS do seu Território, pois a secretaria municipal de Assistência Social dará todo o suporte para as pessoas que comprovadamente tem direito aos recursos consigam o saque.
Quando aconteceram os alagamentos, toda a estrutura da prefeitura, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram o mapeamento das regiões e ruas atingidas. Também foi realizado o cadastramento das famílias que tiveram perdas, além da decretação de Situação de Calamidade Pública. Com base neste levantamento, foi definido quem tem direito ao saque.
Orientações sobre acesso ao saque
• Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
• Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
• Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
• O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação:
• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
• Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800-726 0207.
Confira quais áreas que as pessoas podem ter acesso aos recursos:
Uma casa de madeira localizada na Rua Otacilio Brito, no Terra Nossa, Bairro Padre Ulrico…
A equipe Bravo da Polícia Militar de Francisco Beltrão, fazia patrulhamento de rotina no Bairro…
Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido após o veículo Citroen C4 Hatch que…
A equipe Bravo da Polícia Militar estava em patrulhamento na tarde de domingo (20) por…
A equipe Bravo da Polícia Militar do 21ºBPM de Francisco Beltrão apreendeu drogas na tarde…
Um homem de 51 anos, identificado como Vilmar Pereira de Lima, morreu afogado na tarde…
This website uses cookies.