Geral

Caixa concederá crédito consignado com garantia do FGTS

Os trabalhadores do setor privado com carteira assinada em todo o país poderão contatar operações de crédito consignado (com desconto na folha de pagamento) da Caixa Econômica Federal a partir de 26 de setembro com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A data foi definida em reunião entre o presidente do banco, Nelson Antônio de Souza, e o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello.

Reformulada neste mês, a regulamentação do uso do FGTS como garantia para o crédito consignado proporcionará juros mais baixos para os tomadores. Isso porque os recursos da conta do trabalhador no fundo cobrirão eventuais calotes, o que reduz o risco para os bancos e permite à Caixa oferecer empréstimos com taxas menores.

Publicidade

Segundo o Ministério do Trabalho, essa linha de financiamento estará à disposição de 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Os empréstimos poderão ser pedidos em qualquer agência da Caixa.

Desde 2016, a Lei 13.313 previa o uso de parte do saldo do FGTS como garantia nas operações de crédito consignado. A modalidade, no entanto, não deslanchou porque a falta de regulamentação não trazia segurança para os bancos. As instituições financeiras só eram informadas do saldo do Fundo de Garantia do trabalhador no caso de um eventual desligamento da empresa. A possibilidade de que o funcionário, durante a vigência do crédito consignado, sacasse parte do FGTS para comprar um imóvel reduziria a quantia que poderia servir de garantia.

Com a nova regulamentação, a Caixa separará 10% do saldo da conta do FGTS de cada trabalhador e 40% da multa por rescisão para cobrir eventuais calotes nos empréstimos do crédito consignado. A quantia permanecerá na conta do FGTS do trabalhador, rendendo normalmente, até a quitação do empréstimo. A garantia será usada caso o empregado seja demitido sem justa causa e o banco não tenha mais como descontar as parcelas do crédito consignado do salário.

(Agência Brasil)

Solange Maciel

Matéria recentes

Homem é preso por dívida de pensão alimentícia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, na tarde de segunda-feira (12), um homem de…

47 minutos atrás

Homem fica preso dentro de veículo após colisão

Socorristas do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender um grave acidente…

1 hora atrás

Bebê nasce dentro de ambulância do Samu durante transferência para Francisco Beltrão

Na manhã desta terça-feira (13), um parto inusitado e emocionante marcou a rotina da equipe…

2 horas atrás

Iniciada instalação da Base de Apoio do Pedágio na PR-280

Foi iniciada a instalação da Base de Apoio do Pedágio que entra em operação à…

2 horas atrás

Nova lei autoriza uso de tornozeleira eletrônica em agressores de mulheres com medida protetiva de urgência

Foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira 25 de abril a Lei 15.125/25,…

3 horas atrás

Jovem fica gravemente ferido após colisão frontal na PRC-158

Uma equipe da 6ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária foi acionada na noite de…

3 horas atrás

This website uses cookies.