Geral
Foto Marcello Casal jr/Agência Brasil

O sistema elétrico do Brasil está a pouco mais de um mês de viver uma situação emergencial de colapso com blecautes no país. O denominado Sistema Interligado Nacional está a cada dia com uma situação de geração mais degradada pela chuva escassa no país.

O sistema elétrico precisará de 5,5 GW médios em geração adicional já a partir deste mês de setembro para evitar blecautes nos meses de outubro e novembro, de acordo com nota técnica divulgada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Especialistas ouvidos pelo jornalista Luciano Costa, especializado em energia da Scoop, relataram que a “situação é extremamente crítica” com riscos reais de desligamento. Os experts trabalham com a possibilidade do operador nacional ser forçado a realizar alívios de carga regionais, com cortes de luz em partes diferentes do país, para evitar um apagão nacional.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico, a pedido do Ministério de Minas e Energia, emitiu uma nova nota técnica com as informações sobre as condições do Sistema Interligado Nacional (SIN) até novembro. A revisão foi necessária após ser observada uma afluência menor por chuva abaixo do que era antecipado pelo órgão na análise anterior principalmente no Sul do Brasil.

Para ler a notícia completa acesse Met Sul