Braço da Nova Ferroeste vai passar pelo Sudoeste do Paraná

Da Assessoria – Nesta terça-feira, 21 de junho, foi lançado no Palácio Iguaçu o edital de consulta pública da Nova Ferroeste, ferrovia que sairá de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá, um investimento total de R$ 35,8 bilhões. A novidade fica por conta do braço da obra que vai de Cascavel até Chapecó, no oeste de Santa Catarina, passando pelo Sudoeste do Paraná.
 
Em maio, o deputado Reichembach levantou a necessidade de a Nova Ferroeste também contemplar a região de Francisco Beltrão. “Essa obra é fundamental para o Sudoeste, já que trará mais infraestrutura, mais desenvolvimento econômico e mais empregos, e todos sairão ganhando”, ressalta.
 
A Nova Ferroeste será o 2º maior corredor de exportação do Brasil, e deve gerar mais de 370 mil empregos diretos e indiretos.
 
OBRA – O investidor privado que arrematar a ferrovia será responsável pela construção do trecho completo, de 1.567 quilômetros, incluindo os ramais entre Foz do Iguaçu/Cascavel, Chapecó/Cascavel e Dourados/Maracaju. A obra deve começar pelo trecho entre Cascavel e Paranaguá.
 
“Os ramais têm previsão de construção após a entrega do trecho Cascavel/Paranaguá porque são os captadores de carga e responsáveis por deixar o projeto de pé. É ali que está o gargalo do fluxo ferroviário”, explicou o coordenador do Plano Ferroviário do Paraná, Luiz Fagundes.

21 de junho de 2022

Traçado da Nova Ferroeste (Foto: AEN)

Da Assessoria – Nesta terça-feira, 21 de junho, foi lançado no Palácio Iguaçu o edital de consulta pública da Nova Ferroeste, ferrovia que sairá de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá, um investimento total de R$ 35,8 bilhões. A novidade fica por conta do braço da obra que vai de Cascavel até Chapecó, no oeste de Santa Catarina, passando pelo Sudoeste do Paraná.
 
Em maio, o deputado Reichembach levantou a necessidade de a Nova Ferroeste também contemplar a região de Francisco Beltrão. “Essa obra é fundamental para o Sudoeste, já que trará mais infraestrutura, mais desenvolvimento econômico e mais empregos, e todos sairão ganhando”, ressalta.
 
A Nova Ferroeste será o 2º maior corredor de exportação do Brasil, e deve gerar mais de 370 mil empregos diretos e indiretos.
 
OBRA – O investidor privado que arrematar a ferrovia será responsável pela construção do trecho completo, de 1.567 quilômetros, incluindo os ramais entre Foz do Iguaçu/Cascavel, Chapecó/Cascavel e Dourados/Maracaju. A obra deve começar pelo trecho entre Cascavel e Paranaguá.
 
“Os ramais têm previsão de construção após a entrega do trecho Cascavel/Paranaguá porque são os captadores de carga e responsáveis por deixar o projeto de pé. É ali que está o gargalo do fluxo ferroviário”, explicou o coordenador do Plano Ferroviário do Paraná, Luiz Fagundes.

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