Economia

Bandeira vermelha: Conta de luz ficará mais cara em outubro

Agência Brasil – A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois. 

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

PP News

Matéria recentes

Empresários de Francisco Beltrão sofrem acidente na BR-369 e filho morre

O adolescente João Rafael Kuerten, 15 anos faleceu e os pais dele, ficaram feridos após…

46 minutos atrás

Carro de Francisco Beltrão se envolve em acidente na BR-369 e criança morre

Uma criança de aproximadamente 12 anos morreu e os pais ficaram feridos após um grave…

4 horas atrás

Cerca de 20 mil fiéis visitam o Morro do Calvário nesta Sexta-feira Santa

Milhares de fiéis estão percorrendo o Morro do Calvário nesta Sexta-feira Santa, dia 18. O…

6 horas atrás

Mulher morre em acidente na rodovia PR-281

Uma mulher morreu em um grave acidente de trânsito por volta das 9h30 desta sexta-feira…

6 horas atrás

Jovem de 19 anos morre em grave acidente de moto

O jovem Kauã da Aparecida Castanha, 19 anos morreu em um grave acidente de trânsito…

11 horas atrás

Sexta-Feira Santa: entenda o significado e costumes

A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e…

11 horas atrás

This website uses cookies.