Economia

Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix

Os boletos de pagamento poderão ser pagos não apenas por código de barra, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. O Banco Central (BC) aprovou nesta quinta-feira (12) resolução que moderniza o tradicional boleto.

Embora a resolução só entre em vigor em 3 de fevereiro, os boletos poderão conter, desde já, um código QR específico para o pagamento. O recurso, informou o BC, será oferecido de forma experimental até que a regulamentação sobre o assunto seja aprofundada em 2025.

Com o código QR, basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem de pagamento via Pix é que a operação é compensada instantaneamente, sem a necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

O BC também criou a modalidade de boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico). Segundo o órgão, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei 13.775, de 20 de dezembro de 2018.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

Segundo o BC, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

PP News

Matéria recentes

Morango faz bem ao cérebro e à pele? Descubra agora

Morango faz bem ao cérebro e à pele? Entenda como a fruta pode melhorar sua…

4 minutos atrás

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida

Uma colisão envolveu um automóvel e uma motocicleta na noite deste domingo (13), no bairro…

9 horas atrás

Homem morre e criança fica gravemente ferida em tombamento de caminhão na BR-163

Um caminhão Volvo/FH que transportava uma carreta com leite com placas de Marechal Cândido Rondon…

9 horas atrás

Familiares informam o falecimento de Dyrce Fernandes Kuba

O Grupo Inocêncio e a família Kuba comunicam com pesar o falecimento da senhora, Dyrce…

12 horas atrás

Nove pessoas ficam feridas em acidente envolvendo três veículos

Nove pessoas ficaram feridas após um grave acidente de trânsito na tarde deste domingo (13),…

13 horas atrás

Ex-presidente Jair Bolsonaro passa por cirurgia neste domingo

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de laparotomia exploradora na manhã deste…

16 horas atrás

This website uses cookies.