Regional

Aurora anuncia paralisação de toda produção em SC, RS, PR e MS após greve dos caminhoneiros

A Cooperativa Central Aurora Alimentos informou no final da tarde desta terça-feira (22), que vai paralisar totalmente as atividades das indústrias de processamento de aves e suínos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul na quinta-feira e sexta-feira, dias 24 e 25, devido à greve dos caminhoneiros.

“A suspensão total das atividades tornou-se imperativa e inevitável em razão dos efeitos do movimento grevista que impede a passagem dos caminhões que transportam todos os insumos necessários ao funcionamento das indústrias e, também, o escoamento dos produtos acabados para os portos e os centros de consumo. A capacidade de estocagem de produtos frigorificados — de 50 mil toneladas — está exaurida”, disse a Aurora em uma nota à imprensa.

Publicidade

De acordo com a cooperativa, no campo, as famílias rurais são as mais prejudicadas porque o movimento grevista impede o fornecimento de ração, pintinhos, material genético, remédios e outros materiais aos milhares de produtores rurais, “colocando em risco imensos plantéis de aves, suínos e bovinos. Ao mesmo tempo, impede a retirada da produção agrícola e pecuária”.

Segundo a nota, nos dois dias em que as plantas industriais estarão fechadas, sete indústrias de aves e oito indústrias de suínos ficarão inoperantes, deixando de processar dois milhões de aves e 40 mil suínos. Serão 28 mil trabalhadores diretos dispensados temporariamente. Cerca de oito mil produtores rurais terão que adotar regime de restrição alimentar aos plantéis de aves, suínos e bovinos. Também conforme a cooperativa, a escassez ou falta de rações prejudicará o desenvolvimento de um plantel de 32 milhões de frangos e um milhão e 260 mil suínos. A estimativa é que 300 caminhões câmaras-frias, 200 caminhões com cargas vivas e 120 caminhões de ração deixem de circular a cada dia.

“Tudo isso representa mais de R$ 50 milhões de prejuízos para toda a cadeia produtiva ancorada na Aurora Alimentos, justamente em um ano em que a perda de mercados e problemas conjunturais já sacrificam severamente a agroindústria da carne com milhões em perdas”, diz ainda a nota.

A cooperativa também manifesta o desejo de que o governo e o movimento dos transportadores encontrem uma alternativa para por fim à greve o mais rápido possível, “pois reconhece a enorme importância do setor de transporte rodoviário para o país e o papel social e profissional dos caminhoneiros”, encerra o texto.

Fonte Oeste Mais

 

Solange Maciel

Matéria recentes

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registram falta de energia

Moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida registraram na noite desta sexta-feira (9) um apagão de…

11 minutos atrás

Colisão envolve três caminhões e automóvel na PR-182

O acidente complexo foi registrado na tarde de sexta-feira (9) por volta de 17h20, na…

50 minutos atrás

Frente fria traz risco de geada no fim de semana

As temperaturas vão mudar no fim de semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia…

2 horas atrás

Homem morre atingido por árvore durante vendaval

Um homem de 51 anos morreu após uma árvore cair sobre ele durante vendaval nesta…

3 horas atrás

Vereadores solicitam laboratórios de exames na UPA e no Centro de Saúde da Cidade Norte

A implantação de laboratórios para coleta e análise de exames na UPA 24 e no…

3 horas atrás

Primos morrem em grave acidente na BR-282

Os primos, Daniela da Silva, de 26 anos, e Alan Gabriel Albuquerque da Silva, de 17, morreram…

4 horas atrás

This website uses cookies.