Foto: Agência Senado
Neste mês de junho a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou o 3º LIRA (levantamento rápido do índice de infestação) que mede a incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no município. O resultado foi 5,1%, considerado alto risco.
O índice do LIRA anterior, realizado em abril, foi bem menor, de 2,8%. O novo levantamento apontou que os bairros com maior índice são: Pinheirão, São Miguel, Presidente Kennedy, Água Branca, Vila Nova, Jardim Seminário, Jardim Floresta e Júpiter. Os focos foram localizados em lixo no pátio das residências, recipientes com água dentro das casas, cisternas e piscinas.
Em fevereiro e março a prefeitura realizou mutirões de descarte em toda a cidade. Foram retiradas 293 caçambas de resíduos, de recicláveis e até móveis. Na avaliação da diretora de Vigilância em Saúde da secretaria, Andréa Zorzo de Almeida “os mutirões não estão resolvendo o problema e se tornaram uma medida apenas paliativa, porque enquanto a população não se sensibilizar em relação aos cuidados em sua própria residência, o índice de infestação do mosquito não será reduzido”.
Ela lembra que durante todo o ano é feito o trabalho de orientação das mais variadas formas: nas escolas, através de teatros, entrega de materiais informativos, na mídia, redes sociais, campanhas de conscientização e visitas domiciliares. “Temos feito um esforço enorme para conscientizar a nossa população, mas precisamos de uma contrapartida maior para que a meta seja alcançada”, diz Andréa.
Os dados oficiais mostram que neste ano foram notificados 212 casos suspeitos de dengue. Destes, 154 foram descartados e 09 confirmados, sendo 04 autóctones e 05 importados. Outro alerta é que a pessoa que já contraiu a doença poderá contrair novamente e de forma mais agressiva. A lei 3.974, de 2012, prevê o pagamento de multa para quem for notificado a eliminar os focos do mosquito e não cumprir a determinação. “Se for necessário vamos aplicar a multa”, alerta Andréa.
Assessoria PMFB
Uma colisão frontal envolvendo uma Mitsubishi Pajero e um GM/Celta mobilizou as equipes do SAMU…
Um homem de 22 anos que trabalha como aplicativo disse ser vítima de assalto na…
Um capotamento foi registrado na tarde deste sábado (10), na rodovia que liga Realeza a…
O PASC e a Funerária São Cristóvão, e a família Pagliarini Medeiro, comunicam com pesar…
O condutor de uma motocicleta ficou ferido e precisou ser socorrido após uma colisão com…
Na tarde desta sexta-feira (9), uma colisão frontal entre dois veículos vitimou fatalmente um homem…
This website uses cookies.